CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Equipamento pedagógico" + "DE Equipamento pedagógico$" Resultados de 6 a 10 sobre 14 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: NUNES, Maria Clara Ramos
Título: Formação e multimedia / Maria Clara Ramos Nunes, José Manuel Serradas
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1993
Descrição física: 77 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 19)
Sumário ou resumo: A formação tornou-se um elemento estratégico para o desenvolvimento e as suas novas necessidades são diferentes, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo, carecendo de metodologias e instrumentos pedagógicos diferentes. É um facto incontestável que as novas tecnologias muito têm contribuído para melhorar a qualidade e a difusão da formação. O novo formador vê-se confrontado com um quadro pedagógico diferente, não gerindo somente a forma como os conhecimentos vão ser assimilados, mas também o modo como são estruturados, não será pois substituído por estes novos sistemas, mas terá que desempenhar novas tarefas neste novo quadro de formação: a formação multimédia.
ISBN: ISBN 972-732-005-8
Nº do Depósito Legal: PT|61226/92
Assuntos: Equipamento pedagógico / Planos de formação / Tecnologia da informação / Portugal / Material didáctico / Tecnologia da informação / Material multimédia / Bibliografias / Meios audiovisuais / Formação profissional
CDU: 37.01
OCL: 06.08
Cota: 25697 MESICT 25697
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Serradas, José Manuel, co-aut.



Marcar

Autor: MARTINS, Nelson
Título: Alternância associativa : uma experiência / Nelson Matias
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 18 (Abril 1996), p. 40-56
Sumário ou resumo: Este artigo descreve um projecto de construção e experimentação de instrumentos pedagógicos que visam a promoção de uma alternância associativa no seio do sistema de aprendizagem. Na 1ª fase, reelaboraram-se o programa e o referencial de formação do "mecânico auto" [nível II]. Na 2ª fase, procedeu-se à construção e experimentação de instrumentos pedagógicos. Esta última decorreu no centro de formação de Évora; nela foram elaboradas fichas de articulação das actividade de formação; das actividades e competências do aprendiz; de apoio ao coordenador de turma; das actividades profissionais desenvolvidas no posto de trabalho. A construção e a experimentação dos instrumentos pedagógicos já apresentados poder ter constituido um projecto de investigação-formação. As quatro fichas vêm reproduzidas no fim do artigo.
Assuntos: Equipamento pedagógico / Sistemas de informação / Mecânicos / Experiência de formação / Portugal
CDU: 331
OCL: 06.08
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: SIBILLE, Patrick
Título: Rôle et limites des nouveaux outils pédagogiques / Patrick Sibille
In: Actualité de la Formation Permanente. - Paris. - ISSN 0397-331X. - Nº 125 (Juillet-Aout 1993), p. 32-37
Assuntos: Material de formação / Material multimédia / Equipamento pedagógico
OCL: 06.08.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



Marcar

Autor: VASCONCELOS, Maria Alice
Título: [Certificação profissional no âmbito do Ministério da Agricultura] / Maria Alice Vasconcelos, Maria da Piedade Gonçalves, Marília Moita de Sousa
In: Encontro Certificação Profissional Que Presente? Que Futuro?, Sesimbra, 17-18 Setembro 1993. - Lisboa : IEFP, 1993. - [90] f.
Sumário ou resumo: Aborda-se, nesta comunicação, a temática da formação profissional no sector agrícola dando-se a conhecer as acções de formação profissional desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura e que estão consignadas na lei, os cursos que dão acesso à certificação, as entidades que os desenvolvem, a organização da formação, etc.
Assuntos: Certificação / Equivalência de diplomas / Centros de formação / Perfis profissionais / Qualificações profissionais / Avaliação do nível da formação / Legislação / Duração da formação / Equipamento pedagógico / Acções de formação / Agricultura / Reuniões / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.05.2
Cota: 22352 MESICT 22713
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Gonçalves, Maria da Piedade / Sousa, Marília Moita de



Marcar

Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: Taxas de ocupação das escolas : ensino básico, 2º e 3º ciclos e ensino secundário, 1991-1992 : caracterização sintética do estado de ocupação do parque escolar / Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1992
Descrição física: 153 p. ; 30 cm
Colecção: (Rede escolar e recursos físicos)
Sumário ou resumo: A presente publicação actualiza a descrição do estado de ocupação das instalações escolares em relação aos valores apresentados no documento publicado em Julho de 1990, relativo ao ano lectivo de 88/89. A informação é apresentada através de quadros organizados por distritos e concelhos, distinguindo as escolas de acordo com a tipologia. Os dados globais são analisados em gráficos e mapas, estabelecendo-se algumas comparações com os dados relativos aos anos lectivos anteriormente estudados: 87/88 e 88/89. Continua-se a constatar uma situação global de sobreocupação das escolas determinada pela situação verificada no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Daí manter-se o interesse na utilização de indicadores deste tipo, particularmente úteis para o planeamento e gestão da rede escolar e para as análises conjunturais sobre o funcionamento do sistema educativo.
ISBN: ISBN 972-614-207-5
Assuntos: Equipamento pedagógico / Análise estatística
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21948 MESICT 21948
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar