CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Escolas profissionais" + "DE Escolas profissionais$" Resultados de 36 a 40 sobre 105 encontrados.
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Autor: ABECASSIS, Margarida
Título: Balanço da actividade do FSE no domínio dos jovens em Portugal / Margarida Abecassis
In: O Fundo Social Europeu no desenvolvimento dos recursos humanos em Portugal. - Lisboa : CCFSE, 1998. - p. 34-39
Sumário ou resumo: Artigo onde a autora faz uma análise retrospectiva do desenvolvimento da formação profissional ao nível da formação inicial explicitando o papel desempenhado nesta evolução pelas seguintes modalidades: sistema de aprendizagem, formação das escolas profissionais e formação do ensino secundário tecnológico.
São ainda apresentados dados relativos à inserção profissional de ex-formandos deste nível formativo.
Assuntos: Formação profissional / Fundo Social Europeu / Formação inicial / Formação de jovens / Aprendizagem / Escolas profissionais / Ensino secundário / Formação técnica / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 27188 MESICT 27881
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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LES ÉCOLES D'ENTREPRISE
Título: Les écoles d'entreprise : dossier
In: Actualité de la Formation Permanente. - Paris. - ISSN 0397-331X. - Nº 161 (Juillet-Aout 1999), p. 23-62
Assuntos: Formação na empresa / Cultura de empresa / Relação escola-empresa / Formação entre empresas / Parceria / Validação da formação / Investimentos / Entidades de formação / Escolas profissionais / Formação alternada / Formadores / Emprego temporário / Competências / Formação de quadros / França
CDU: 377
OCL: 06.09.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Título: Práticas de formação profissional / António Jorge M. Pinhal... [et al.] ; coord. José Casqueiro Cardim, Rosária Maria P. R. Miranda
Publicação: Lisboa : ISCSP, 1998
Descrição física: 556 p. ; 24 cm
Sumário ou resumo: Práticas de formação profissional resulta de uma colectanea dos trabalhos realizados por alunos da licenciatura em Sociologia do Trabalho do Instituto Superior de Ci|encias Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Todos os estudos de caso apresentados são no ambito da formação profissional.
A análise e levantamento de necessidades de formação numa PME, a aprendizagem, a formação Outdoor, as escolas profissionais como estruturas de preparação para o ingresso na vida activa e a avaliação da formação são algumas das temáticas abordadas nestes casos.
ISBN: ISBN 972-9229-42-2
Nº do Depósito Legal: PT|126549/98
Assuntos: Formação profissional / Necessidades de formação / Aprendizagem profissional / Formação na empresa / Inserção profissional / Projectos de formação / Avaliação da formação / Juventude / Estudo de caso / Portugal / Inquéritos / Dados estatísticos / Acesso ao emprego / Escolas profissionais / Metodologia
CDU: 37.01
OCL: 06.09.1
Cota: 26909 MESICT 26909
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Pinhal, António Jorge M., co-aut.
Cardim, José Casqueiro, coord. / Miranda, Rosária Maria P. R., coord.



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SONHOS ARTÍSTICOS
Título: Sonhos artísticos
In: Forum estudante : revista dos cursos, escolas e profissões. - Lisboa. - Nº 76 (Fevereiro 1998), p. 44-45
Sumário ou resumo: O presente artigo divulga o Programa Escolas-Oficinas. Este programa visa proporcionar uma qualificação profissional a jovens desempregados de longa duração inscritos nos Centros de Emprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Este programa pretende promover as áreas dos ofícios tradicionais em vias de desaparecimento e criar novas profissões relacionadas com a valorização do património natural e urbanístico contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento cultural das regiões, para além de promover à criação de novos postos de trabalho.
Assuntos: Escolas profissionais / Programas de formação / Qualificações profissionais / Inserção profissional / Juventude
CDU: 37.01
OCL: 06.07.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: ASCENÇÃO, Paula
Título: Escolas tecnológicas : ninguém aprende a nadar fora de água / Paula Ascenção, Jorge Abegão
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 27 (Abril-Junho 1998), p. 28-35
Sumário ou resumo: Em Portugal a criação das escolas tecnológicas data dos finais da década de 80, no âmbito do Ministério da Indústria e Energia. Actualmente estas escolas são objecto de apoio específico no âmbito do Programa Estratégico de dinamização e Modernização da Indústria Portuguesa (PEDIP II), através do Sistema de Incentivos à Consolidação de Escolas Tecnológicas (SINETPEDIP), sendo-lhes reconhecido papel relevante no domínio da política de formação profissional, enquanto estruturas direccionadas para a promoção de respostas adequadas às necessidades do tecido industrial. Actualmente existem nove escolas tecnológicas em Portugal que oferecem formação em áreas como a Tecnologia Mecânica, Qualidade Alimentar e Produção Industrial.
Assuntos: Escolas profissionais / Formação técnica / Política de formação / Necessidades de formação / Formação-emprego / PEDIP / Juventude
CDU: 37.01
OCL: 06.07.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Abegão, Jorge, co-aut.



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