CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Escolas profissionais" + "DE Escolas profissionais$" Resultados de 41 a 45 sobre 105 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: ANTUNES, Ana Bela
Título: A formação para do turismo, hotelaria e restauração : o modelo de formação inicial do Instituto Nacional de Formação Turística / Ana Bela Antunes
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 27 (Abril-Junho 1998), p. 20-27
Sumário ou resumo: Este artigo pretende dar a conhecer a oferta formativa nas áreas do turismo, hotelaria e restauração do Instituto Nacional de Formação Turística. Desde 1965 que este instituto desenvolve cursos de formação nestas áreas, possuindo actualmente cursos que concedem certificados de formação com níveis 2 e 3. Uma das características desta instituição de formação é a relação que mantém com o mercado de trabalho, quer integrando o estágio profissional nos currículos dos seus cursos quer pela quase total absorção dos jovens diplomados, do que é testemunha a elevada taxa de empregabilidade destes jovens.
Assuntos: Escolas profissionais / Turismo / Restauração / Pessoal de hotelaria / Cursos de formação / Inserção profissional / Juventude
CDU: 37.01
OCL: 06.07.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

LE PARTENARIAT
Título: Le partenariat : définitions, enjeux, pratiques
In: Éducation Permanente. - Paris. - ISSN 0339-7513. - Nº 131 (Février 1997), 205 p.
Assuntos: Parceria / Formação profissional contínua / Educação / Relação escola-empresa / Co-desenvolvimento / Conceitos / Escolas profissionais / Relação empresas-universidades / Formação alternada / Formação-emprego / França / Canadá / Portugal / Estados Unidos
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



Marcar

Autor: ALVES, Ana
Título: Academia de Artes e Tecnologias : o difícil quotidiano das escolas profissionais artísticas / Ana Alves
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 22 (Janeiro-Março 1997), p. 18-22
Sumário ou resumo: Este artigo apresenta a experiência da Escola Profissional "Academia de Artes e Tecnologias" que lecciona nas áreas do design, da música, do audiovisual e do jornalismo. Em entrevista, a presidente do Conselho Directivo, refere as potencialidades e as limitações deste ensino.
Assuntos: Sistemas educativos / Escolas profissionais / Artistas do espectáculo / Jornalistas / Meios audiovisuais
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: CUNHA, Luis
Título: O ensino artístico e seus problemas / Luís Cunha
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 22 (Janeiro-Março 1997), p. 4-7
Sumário ou resumo: Este artigo refere-se à educação artística em Portugal. São enumerados alguns dos problemas deste ensino, em consequência do enquadramento que lhe foi conferido pela Lei de Bases do Sistema Educativo de 1986, e posterior legislação. As dificuldades surgem ao nível do processo pedagógico, da gestão do pessoal docente e auxiliar e da gestão de equipamentos e instalações.
Assuntos: Sistemas educativos / Artistas / Escolas profissionais / Legislação
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: MARQUES, José Luis
Título: Escola Beira Aguieira : um desafio para vencer / José Luis Marques
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 18 (Abril 1996), p. 30-39
Sumário ou resumo: Este artigo traça um historial da escola profissional Beira Aguieira, tutelada pelos Ministérios da Educação e do Emprego. Além de ministrar cursos de formação, esta escola pretende contribuir para o desenvolvimento da região em que está situada. Para isso foram criados; em 1991, uma cooperativa agrícola [produção e serviços]; em 1994, um centro de iniciativas empresariais para a promoção do desenvolvimento local e regional. Ambos formam, com a escola, o grupo Beira Aguieira, que mantém contactos com os países da União Europeia, tem elaborado projectos transnacionais, como os que se integram nos programas comunitários PETRA E LEONARDO, e já tem outros projectos nacionais e transnacionais em perspectiva.
Assuntos: Escolas profissionais / Formação profissional / Desenvolvimento regional / Cooperação internacional / Programas comunitários / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar