CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Escolas profissionais" + "DE Escolas profissionais$" Resultados de 46 a 50 sobre 105 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: SULEMAN, Fátima
Título: Competência : eixos de difusão de um conceito / Fátima Suleman
In: Dirigir. - Lisboa. - Nº 41 (Janeiro-Fevereiro 1996), p. 3-7
Sumário ou resumo: Segundo a autora, são quatro os principais eixos de difusão do conceito de competências, entre os quais é posta em realce a formação profissional, tratada de modo mais aprofundado. Aborda brevemente o debate sobre a competência e a formação em quatro países comunitários. Quanto a Portugal, o conceito de competência está no centro das reformas do ensino. Nas escolas profissionais, introduz-se a noção de "saber-fazer" as aptidões dos formandos no fim do curso. As competências reportam-se a saberes tecnológicos e de tipo comportamental. Pode relevar-se uma determinada acepção de competência nos Inventários de Perfis de Formação e na Classificação Nacional das Profissões. Em Portugal não existe uma reflexão sobre o conceito de competência, apesar da importância dessa reflexão, que se integra na discussão sobre o sistema de ensino-formação e a sua articulação com o sistema produtivo.
Assuntos: Qualificações profissionais / Reforma do ensino / Escolas profissionais / Sistemas de formação / Sistemas de produção
CDU: 371
OCL: 13.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: CANAU, Geleate António
Título: Acompanhamento de uma turma do curso de animador social/assistente de geriatria da escola profissional da Santa Casa (Faro) / Geleate António Canau
In: Organizações e Trabalho. - Lisboa. - Nº 7-8 (Dezembro 1992), p. 121-125
Assuntos: Animadores / Geriatria / Escolas profissionais / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: ALVES, Natália
Título: Escolas profissionais e sistemas de aprendizagem : duas propostas de formação em análise / Natália Alves
In: Organizações e Trabalho. - Lisboa. - Nº 7-8 (Dezembro 1992), p. 105-119
Assuntos: Escolas profissionais / Sistemas educativos / Formação de jovens / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.07
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

DOSSIERS DE INFORMAÇÃO SOBRE OS SISTEMAS EDUCATIVOS DOS ESTADOS-MEMBROS NA COMUNIDADE EUROPEIA
Título: Dossiers de informação sobre os sistemas educativos dos Estados-Membros na Comunidade Europeia : Portugal
Publicação: [Lisboa] : [ME. GEP], 1992
Descrição física: 240 p. ; 30 cm
Notas gerais: Eurydice
Assuntos: Comunidade Europeia / Eurydice / Sistemas educativos / Estrutura administrativa / Estabelecimentos de ensino / Educação pré-escolar / Ensino básico / Ensino pós-obrigatório / Ensino secundário / Ensino superior / Educação de adultos / Educação especial / Formação de professores / Programa PRODEP / Escolas profissionais / Portugal
CDU: 371
OCL: 06.01
Cota: 24605 CE MESICT 24605
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

ESCOLAS PROFISSIONAIS POR DISTRITOS
Título: Escolas Profissionais por Distritos : ano 94/95 / compil. Núcleo de Ensino Profissional [do] Departamento do Ensino Secundário [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. DES, 1995
Descrição física: 121 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Este guia contem uma listagem de Escolas Profissionais por distrito, referente ao ano 94/95. Mencionam-se os cursos leccionados, os respectivos níveis e os que se encontram em funcionamento.
Notas gerais: A presente listagem fundamenta-se nas candidaturas aprovadas para o ano 94/95
Assuntos: Escolas profissionais / Cursos de formação / Níveis de qualificação / Guias / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 24209 MESICT 24209
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Portugal. Ministério da Educação. Departamento do Ensino Secundário. Núcleo de Ensino Profissional, compil.



Marcar