CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Escolas profissionais" + "DE Escolas profissionais$" Resultados de 56 a 60 sobre 105 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: NEVES, António Oliveira das
Título: A formação em alternância e a participação empresarial / António Oliveira das Neves, Paulo Pedroso
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 10 (Fev.-Mar.-Abr. 1994), p. 31-39
Sumário ou resumo: Reflexões sobre o modo como é aplicado o modelo de formação em alternância em Portugal. Modelo inspirado no sistema dual de formação alemão, mas ao ser apropriado por Portugal encontrou um quadro adverso dado que vai coexistir com a ausência de tradição de formação empresarial e a não implementação a partir de escolas especializadas no trabalho com jovens. Assim, o sistema de aprendizagem, para se manter como um sistema de formação com vitalidade e relevância criou condições de subsistência quer com o voluntarismo de instituições públicas, quer com o desempenho das equipas formativas. Face ao balanço da situação actual, o autor dá várias sugestões que pretendem ser um contributo para o desenvolvimento no sistema de aprendizagem de um modelo português de formação em alternância, pensando nos condicionalismo existentes em Portugal.
Assuntos: Sistemas de formação / Aprendizagem / Formação alternada / Escolas profissionais / Formação prática / Relação escola-empresa / Formação-emprego / Participação do Estado / Participação dos empregadores / Programa de estudos / Financiamento da formação / Qualificações profissionais / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Pedroso, Paulo, co-aut.



Marcar

Autor: MARQUES, Maria Margarida
Título: A decisão política em educação : o partenariado sócio-educativo como modelo decisional : o caso das escolas profissionais / Maria Margarida Marques : pref. Teresa Ambrósio
Publicação: Porto : Afrontamento, 1994
Descrição física: 183 p. ; 24 cm
Colecção: (Textos ; 26)
Sumário ou resumo: Na 1ª parte deste trabalho faz-se a construção do referencial histórico sobre as relações entre o sistema educativo e o sistema económico; na 2ª parte analisa-se a evolução da participação dos actores na definição de politicas e projectos educativos no contexto das relações sistema educativo/sistema económico e social; na 3ª parte apresentam-se os resultados da pesquisa que incidiu sobre a caracterização dos níveis de participação dos diferentes actores no processo de decisão, nas duas Escolas Profissionais (EP) em análise. Das conclusões salienta-se, entre outras, que o surgimento das EP associado a estratégias de descentralização e de desenvolvimento económico e de modernização da região e do sector de actividade, o partenariado sócio-educativo como paradigma das EP.
ISBN: ISBN 972-36-0326-8
Assuntos: Política de educação / Parceria / Escolas profissionais / Sistemas educativos / Sistemas económicos / Política social / Actores sociais / Aspectos históricos / Formação profissional / Formação-emprego / Estudo de caso / Promotores de formação / Participação na comunidade / Política governamental / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 23137 MESICT 23137
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Ambrósio, Teresa



Marcar

ESCOLAS PROFISSIONAIS POR DISTRITOS, ANO 93/94
Título: Escolas profissionais por distritos, ano 93/94
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Departamento do Ensino Secundário, 1993
Descrição física: 75 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Repertório das escolas profissionais contendo o nome, endereço, cursos ministrados e nível de qualificação.
Assuntos: Escolas profissionais / Níveis de qualificação / Distribuição geográfica / Portugal
OCL: 06.07.1
Cota: 21779 MESICT 23114
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: IMAGINARIO, Luís
Título: Avaliação, certificação e reconhecimento das qualificações e competências profissionais em Portugal / Luís Imaginário
Publicação: Porto : Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto, 1992
Descrição física: 1 vol., pag. var. ; 30 cm
Assuntos: Educação / Sistemas de formação / Escolas profissionais / Formação profissional / Qualificações profissionais / Certificação / Portugal
OCL: 06
Cota: 23115 MESICT 23115
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PEDROSO, Paulo
Título: A formação profissional inicial : da diversificação de iniciativas à produção de um novo enquadramento / Paulo Pedroso
Publicação: Lisboa : Instituto de Ciências Sociais : Instituto da Juventude, 1993
Descrição física: 85 p. ; 23 cm
Colecção: (Cadernos do Instituto de Ciências Sociais. Estudos de juventude ; 7)
Sumário ou resumo: Neste trabalho analisam-se os primeiros resultados do esforço de promoção de condições para o desenvolvimento e o enquadramento legal da formação profissional nos anos 80, passando-se depois a uma análise da evolução da oferta de formação profissional inicial em Portugal, seguindo-se uma classificação das várias modalidades desta formação que se encontrou como resultado da primeira análise efectuada.
Assuntos: Formação inicial / Juventude / Aspectos históricos / Sistemas educativos / Mercado de trabalho / Inserção profissional / Política de formação / Reforma do ensino / Certificação / Quadro comunitário de apoio / Escolas profissionais / Aprendizagem profissional / Ensino secundário / Formação alternada / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: 22530 MESICT 22530
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar