CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Escolas profissionais" + "DE Escolas profissionais$" Resultados de 61 a 65 sobre 105 encontrados.
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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento do Ensino Secundário
Título: 9º Ano e agora? : a escolha é tua / Departamento do Ensino Secundário [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Departamento do Ensino Secundário, 1994
Descrição física: 71 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Esta brochura destina-se aos jovens que têm de planear o seu percurso escolar. Contém informação sobre as oportunidades escolares que existem após o 9º ano e ainda as listas de escolas com ensino secundário regular, escolas profissionais e escolas especializadas de ensino artístico.
Assuntos: Orientação profissional / Ensino secundário / Escolas profissionais / Ensino profissional / Tipos de formação / Desenvolvimento curricular / Estabelecimentos de ensino / Distribuição geográfica / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 21618 MESICT 23148
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: NÓVOA, António
Título: Petra 6 : aspectos qualitativos de formação em alternância : relatório intermédio / elaborado por António Nóvoa, Belmiro Cabrito, Natália Alves
Publicação: Lisboa : UL. FPCE, 1993
Descrição física: 74 f. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Este relatório, realizado no âmbito do Programa Petra 6, para além de tentar clarificar o contributo do sistema de aprendizagem e das escolas profissionais para o desenvolvimento de competências potenciadoras da inserção no mercado de trabalho, procurou caracterizar o percurso escolar e ordem social da do público que frequenta estas modalidades de formação aferir da articulação entre as aprendizagens realizadas no centro/escola e as realizadas na empresa.
Assuntos: Programa PETRA / Formação alternada / Sistemas de formação / Aprendizagem / Escolas profissionais / Metodologia / Formação-emprego / Mercado de trabalho / Relação escola-empresa / Avaliação do nível da formação / Relatórios
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 22349 MESICT 22349
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Cabrito, Belmiro, co-aut. / Alves, Natália, co-aut.



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Autor: PJETRI, Jack
Título: Socialisation, formation, deux missions de l'enseignement professionnel : réprésantation au sein de l'école et de l'entreprise / Jack Pjetri, France Boucher
In: Critique Régionale. - Bruxelles. - ISSN 0770-0075. - Nº 18 (1993), p. 29-45
Assuntos: Escolas profissionais / Educação / Formação / Inserção profissional / Ensino profissional
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Bélgica

Outro(s) autor(es) : BOUCHER, France



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Autor: MARQUES, Margarida
Título: As escolas profissionais / Margarida Marques
In: Revista Educação. - Porto. - ISSN 0871-6412. - Nº 5 (Nov. 1992), p. 45-51
Sumário ou resumo: A autora faz referência às condições em que foram criadas as Escolas Profissionais relacionando-as com os seus objectivos. Descreve o seu processo de criação e procede ao inventário da situação actual, agrupando-as por tipo de promotor, área de formação, e por região no que respeita às escolas e aos alunos inscritos.
Assuntos: Escolas profissionais / Modernização / Desenvolvimento económico e social / Política de educação / Política de formação / Fundos Estruturais / Atitudes dos parceiros sociais / Qualificações profissionais / Formação-emprego / Papel da formação / Ofertas de formação / Quadros estatísticos / Portugal
OCL: 06.07.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: IMAGINÁRIO, Luís
Título: Formação profissional : modos (talvez) novos de pôr e (contribuir para) resolver o problema / Luís Imaginário
In: Revista Educação. - Porto. - ISSN 0871-6412. - Nº 5 (Nov. 1992), p. 17-22
Sumário ou resumo: O autor considera que a diferença de óptica com que se encarou, durante muito tempo, a educação e a formação profissional, muitas vezes responsával por conflitos institucionais e corporativos, sendo consequência de uma organização social e técnica hoje obsoleta, deve ser ultrapassada. Por fim depende a integração da formação profissional no sistema de ensino através de esquemas flexíveis que, num quadro de diversificação, permitam opções polivalentes.
Assuntos: Política de educação / Política de formação / Desenvolvimento dos recursos humanos / Escolas profissionais / Qualificações profissionais / Legislação / Educação de adultos / Ofertas de formação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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