CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Escolas profissionais" + "DE Escolas profissionais$" Resultados de 71 a 75 sobre 105 encontrados.
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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional
Título: Técnicos diplomados pelas Escolas Profissionais : guia de recrutamento / Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional do Ministério da Educação
Publicação: Porto : ME. GETAP, 1992
Descrição física: 36 p. ; 23 cm
Sumário ou resumo: Pequena brochura que pretende suscitar uma reflexão sobre os desafios da modernização e contribuir para resolver alguns dos problemas dos empresários. Inventaria capacidades e competências gerais dos técnicos intermédios, sinaliza algumas possibilidades de recrutamento de jovens diplomados pelas Escolas Profissionais e informa onde é que estes futuros profissionais estão a ser qualificados e quais as áreas e os cursos de formação.
ISBN: ISBN 972-9386-20-X
Assuntos: Quadros médios / Escolas profissionais / Necessidades de mão-de-obra / Requisitos profissionais / Recrutamento / Portugal
CDU: 37
OCL: 12.03
Cota: 21763 MESICT 21763
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional
Título: Escolas profissionais por distritos : ano 92/93 / [elab. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional do Ministério da Educação]
Publicação: Porto : ME. GETAP, 1992
Descrição física: 36 f. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Listagem de Escolas Profissionais organizada por distritos e relativa ao ano escolar 1992/93. Faz-se referência aos cursos ministrados na maioria destas escolas, bem como aos níveis de qualificação conferidos.
Assuntos: Escolas profissionais / Cursos de formação / Níveis de qualificação / Portugal
OCL: 06.07.1
Cota: 21779 MESICT 21779
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: FONSECA, Eduardo
Título: Sistemas de formação profissional em Portugal / Eduardo Fonseca
In: Emprego e Formação. - Lisboa. - ISSN 0870-4481. - Nº 19 (Set. 1992), p. 13-24
Sumário ou resumo: Neste artigo faz-se a caracterização da política de formação e dos sistemas de formação profissional em Portugal, isto é, do sistema de formação profissional inserido no sistema formal de ensino, do sistema de aprendizagem e do sistema de formação profissional inserido no mercado de emprego.
Assuntos: Sistemas de formação / Política de formação / Aspectos históricos / Formação-emprego / Qualificações profissionais / Programas comunitários / Certificação / Programas operacionais / Legislação / Aprendizagem profissional / Escolas profissionais / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: AREDE, José Manuel
Título: Formação profissional na área do ambiente / José Manuel Arede
In: Pequena e Média Empresa. - Lisboa. - ISSN 0870-1091. - 3ª Série, nº 8 (Jan. 1993), p. 66-67
Sumário ou resumo: Este artigo dá a conhecer sucintamente, os objectivos da EPED - Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento, na formação de técnicos intermédios no domínio ambiental, formação essa que passa pela ligação entre dois tempos: o da formação (na escola) e o da produção (no local de trabalho).
Assuntos: Formação profissional / Escolas profissionais / Política do ambiente / Profissionais do ambiente / Desenvolvimento local
OCL: 16.03.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
Título: Educação e formação : Workshop 7
In: Forum Euroformação 92, Lisboa, 6-10 Abril 1992. - Lisboa : AIP, 1992. - 70 p.
Sumário ou resumo: Nesta "workshop" foram apresentadas as alternativas que se colocam aos jovens que terminam a escolaridade obrigatória, nomeadamente as escolas profissionais. Focou-se a necessidade de uma escolaridade de longa duração, profissionalizante e tendencialmente de excelência para todos, que vá condicionar positivamente os comportamentos profissionais e sociais. Apresentou-se o sistema de aprendizagem, assente na alternância Centro de Formação/Empresa, e sublinhou-se que a capacidade de participação das PME's será facilitada pela flexibilidade de gestão do sistema de aprendizagem. O programa EURO-IN foi apresentado como um modelo de sucesso, um projecto transnacional de desenvolvimento empresarial.
Assuntos: Formação-emprego / Qualificações profissionais / Necessidades de formação / Relação escola-empresa / Aprendizagem / Sistemas educativos / Pequenas e médias empresas / Programas comunitários / Escolas profissionais / Parceria / Orientação profissional / Formação inicial / Formação profissional contínua / Seminários / Portugal / Países CE
OCL: 06.01
Cota: 21496 MESICT 21674
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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