ENSINUS - Gestão e Participações. - Lisboa. - ISSN 118074. - Ano 1, nº 1 (Junho 1994), p. 23
Sumário ou resumo:
Este artigo dá-nos uma síntese das razões que levaram a marinha portuguesa a adoptar o sistema de ensino à distância. Assim ao fim de quase um ano de funcionamento do curso do 3º ciclo do Ensino Básico, o director do Centro pode afirmar que a decisão foi pertinente e que o balanço é positivo. Na sequência da publicação dos novos Estatutos militares que introduziu exigências de habilitações em muitos militares que as não possuam, só com o recurso a esta modalidade de ensino foi possível responder ao elevado número de militares a formar.
Nesta entrevista o responsável pela Escola de Formação de Formadores na Marinha traça uma evolução da Escola e quais os seus objectivos. Assim, desenvolve os seguintes temas: como e quais as razões para a sua criação; adopção dum novo modelo de formação na Marinha; no que consiste o novo modelo "Modelo de Abordagem Sistemática"; quem são os formadores e que tipo de cursos se realizam na Escola; que formação especializada é facultada aos formadores de formadores. Conclui que as opções que a Marinha fez se baseiam na convicção de que o futuro das organizações depende da evolução do conhecimento e cada vez mais desse conhecimento acumulado.
Encontro Certificação Profissional Que Presente? Que Futuro?, Sesimbra, 17-18 Setembro 1993. - Lisboa : IEFP, 1993. - [40] f.
Sumário ou resumo:
Breve panorama do sistema de formação profissional existente nas Forças Armadas, composto por três subsistemas a funcionar na Marinha, no Exército e na Força Aérea, com especial incidência nas formações com maior interesse para o mercado de emprego civil.
Este dossier contém as comunicações apresentadas no Encontro "Certificação Profissional, Que Presente? Que Futuro?", cujo principal objectivo é a definição de linhas a traçar tendo em vista a aplicação dos conteúdos da legislação sobre a certificação e das competências a serem atribuídas à Comissão Permanente de Certificação.