CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Formação-emprego" + "DE Formação-emprego$" Resultados de 76 a 80 sobre 618 encontrados.
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TRAINING IN EUROPE
Título: Training in Europe : second report on vocational training research in Europe 2000 : background report / eds. Pascaline Descy, Manfred Tessaring ; edited by Europeem Centre for the Development of Vocational Training
Publicação: Luxembourg : Office for Official Publications of the European Communities, 2001
Descrição física: 3 vol. (429, 609, 459 p.) ; 30 cm
Colecção: (Cedefop reference serie, 1608-7089 ; 2)
ISBN: ISBN 92-896-0034-9
Assuntos: Pub CEdefop / Sistemas de formação / Formação-emprego / Educação permanente / Perfis profissionais / Inserção profissional / Desenvolvimento das qualificações / Inovações na formação / Financiamento da formação / Investigação em formação / Europa
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 28386-1 CEDO MESICT 28386
28386-2 CEDO MESICT 28386
28386-3 CEDO MESICT 28386
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo

Outro(s) autor(es) : Descy, Pascaline, ed. / Tessaring, Manfred, ed.
Cedefop, ed. lit.



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PRODEP III
Título: PRODEP III : Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal : complemento de programação, 2000-2006
Publicação: [Lisboa] : Ministério da Educação, [2000]
Descrição física: 119, [10] f. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Integrado no III Quadro Comunitário de Apoio, o PRODEP III é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do sistema educativo português, e, também, para o desenvolvimento económico e social do país, para o período de 2000-2006. Tendo como opção principal, investir na formação inicial de jovens na faixa etária dos 15 aos 20 anos. Os seus objectivos, de forma geral, são:
1. Em articulação com os Programs Operacionais Regionais:
- melhorar a qualidade do ensino básico;
- desenvolver a formação inicial de jovens (articulação entre a escola e o mercado de trabalho), com vista à empregabilidade;
- promover a aprendizagem ao longo da vida e a empregabilidade dos activos;
- desenvolver a sociedade de informação e do conhecimento em Portugal (com a necessária valorização do papel das instituições de ensino na construção desta sociedade de aprendizagem).
2. Em articulação com o Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social e com a Sociedade de Informação e Economia:
- actuar preventivamente de forma a evitar o desemprego através da melhoria das qualificações.
Assuntos: Programa PRODEP / Educação / Ensino básico / Ensino profissional / Formação de jovens / Ensino superior / Escolas / Orientação profissional / Formação-emprego / Inserção profissional / Educação permanente / Certificação / Formação profissional contínua / Tecnologia da informação / Desenvolvimento dos recursos humanos / Desenvolvimento económico e social / Fundos Estruturais / Quadro comunitário de apoio / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: 28274 MESICT 28274
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: ENCONTRO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO, 9, Lisboa, 15 e 16 Março 2001
Título: Globalização e competitividade : novos cenários para o trabalho / IX Encontro Nacional de Sociologia das Organizações e do Trabalho, Lisboa, 15 e 16 Março 2001
Publicação: Lisboa : APSIOT, 2001
Descrição física: 1 pasta (5 doc.) ; 33 cm + 1 disco óptico (CD-ROM)
Sumário ou resumo: IX Encontro Nacional de Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho (SIOT) sob o tema "globalização e competitividade: novos cenários para o trabalho" vem debater as consequências da globalização e competitividade quer em termos laborais, cidadania, flexibilidade e partilha do trabalho, quer em termos de configuração das organizações e oportunidades de qualificações, quer em termos de exigência de vida no trabalho
Assuntos: Sociologia do trabalho / Cultura organizacional / Mudança organizacional / Tecnologia da informação / Formação-emprego / Qualificações / Competitividade / Seminários / Portugal
CDU: 331
OCL: 13.03.4
Cota: 22835 MESICT 28256
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PRUDÊNCIO, Manuela
Título: Da exclusão à integração : estudo de um projecto de formação para jovens com baixa escolaridade / Manuela Prudêncio ; coord. Luísa Nunes
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2001
Descrição física: 60 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O presente estudo tem por base um projecto dirigido a um público jovem que congrega problemas de dimensão tripla: abandono escolar sem diploma do ensino básico, ausência de qualquer tipo de formação qualificante e risco de exclusão social. Procura explicar os novos desafios que se colocam ao processo formativo e aos seus actores. A selecção deste projecto, realizado no âmbito da Iniciativa Comunitária Emprego, eixo Youthstar, baseou-se no facto de ter sido considerado um projecto inovador e com sucesso.
É uma abordagem cujos programas de formação se vão adequando ao longo da formação, face aos ritmos de aprendizagem e às contribuições dos formandos, que se tornam actores activos, agentes do seu próprio desenvolvimento. O papel do formador também muda, nesta abordagem, cabendo-lhe mediar as relações entre a família e a escola, entre formandos, entre os formadores, enfim entre estes jovens e o mundo exterior, num processo de ressocialização, tornando-se assim num "animador/mediador".
Notas gerais: Projecto Metodologias de Formação e Desenvolvimento Curricular
ISBN: ISBN 972-97579-4-1
Nº do Depósito Legal: PT|138173/99
Assuntos: Projectos de formação / Inovações na formação / Juventude / Abandono dos estudos / Desemprego de jovens / Exclusão social / Aprendizagem / Formação de jovens / Inserção profissional / Formação-emprego / Formadores-formandos / Métodos pedagógicos / Desenvolvimento curricular / Programa YOUTHSTART / Portugal
CDU: 377-053.6
OCL: 06.04
Cota: 28233 MESICT 28233
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Nunes, Luísa, coord.



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Autor: IESE - INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIAIS E ECONÓMICOS CRL
Título: Pescas e aquicultura em Portugal / IESE - Instituto de Estudos Sociais e Económicos CRL ; equipa de estudo Teresa Evaristo... [et al.] ; [ed. lit.] Instituto para a Inovação na Formação ; coord. Ana Cláudia Valente
Publicação: Lisboa : INOFOR, 2001
Descrição física: 169 p. ; 28 cm + Separata
Colecção: (Estudos sectoriais ; 16)
Sumário ou resumo: Estudo sectorial que tem por objectivo procurar integrar uma análise/diagnóstico e prospectiva do sector das Pescas e Aquicultura, a evolução previsível dos empregos e das qualificações, o diagnóstico das necessidades de formação e os perfis profissionais que se projecta virem a ser determinantes para o desenvolvimento sustentado desse sector.
O sector agora apresentado constitui para Portugal uma importante área de estudo não só porque abrange um número considerável de trabalhadores como em termos económicos, mas também porque tem vindo a registar-se desenvolvimentos organizacionais e tecnológicos com impacto no sector. Assim é preciso perspectivar o impacto dessas alterações ao nível da formação profissional de forma a que os recursos humanos possam responder a um novo quadro de referência sectorial.
ISBN: ISBN 972-8619-12-X
Nº do Depósito Legal: PT|164055/01
Assuntos: Pesca / Estrutura organizacional / Estrutura empresarial / Estratégia de gestão / Mercado de trabalho / Necessidades de formação / Ofertas de formação / Competências profissionais / Formação-emprego / Desenvolvimento da formação / Estudos prospectivos / Estudo de investigação / Perfis profissionais / Portugal
CDU: 639.2
OCL: 07.04.1
Cota: 28230 MESICT 28230
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Valente, Ana Cláudia, coord. / Evaristo, Teresa, coord.
Portugal. Instituto para a Inovação na Formação, ed. lit.



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