O projecto em causa visou a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos técnicos relacionados com a análise e controlo da qualidade da água, para aplicação em módulos de formação profissional no sector da aquacultura. Pretende-se fomentar a componente de preservação e gestão dos recursos naturais nos módulos cursos sob a responsabilidade do Forpesca. Procedeu-se à adaptação das técnicas utilizadas nas unidades de produção aquícola a processos que permitam minimizar os impactos ambientais negativos. O objectivo fundamental foi a actualização e desenvolvimento de módulos de formação bem como a criação do curso de técnico de ambiente e recursos marinhos.
O presente trabalho contém os resultados de um estudo efectuado no âmbito do PRODEP I cujos objectivos essenciais são a avaliação qualitativa das acções de formação e avaliação de interesse e disponibilidades dos participantes para a docência no ensino artístico e tecnológico.
Nesta entrevista o responsável pela Escola de Formação de Formadores na Marinha traça uma evolução da Escola e quais os seus objectivos. Assim, desenvolve os seguintes temas: como e quais as razões para a sua criação; adopção dum novo modelo de formação na Marinha; no que consiste o novo modelo "Modelo de Abordagem Sistemática"; quem são os formadores e que tipo de cursos se realizam na Escola; que formação especializada é facultada aos formadores de formadores. Conclui que as opções que a Marinha fez se baseiam na convicção de que o futuro das organizações depende da evolução do conhecimento e cada vez mais desse conhecimento acumulado.