CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Formação inicial" + "DE Formação inicial$" Resultados de 91 a 95 sobre 417 encontrados.
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ARQUITECTURA DO SISTEMA MODULAR DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA A SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL
Título: Arquitectura do sistema modular de formação profissional para a solidariedade e segurança social : PROFISS-MTS
Publicação: [Lisboa] : MTS, 2000
Descrição física: [21] f ; 30 cm
Sumário ou resumo: Nos dois anos de actividade que já leva, o PROFISSS, para além das respostas formativas de tipo convencional, realizadas em parceria a nível nacional, concebeu, desenvolveu e testou, com a colaboração dos diversos Organismos e Serviços e de um vasto conjunto de especialistas internos e externos, um inovador sistema modular de formação para a solidariedade e segurança social. A população alvo visada nos módulos - seja em situação de formação contínua ou inicial - são os quadros intermédios administrativos e técnicos, os quadros superiores, as chefias e os dirigentes do sistema de Solidariedade, bem como candidatos externos habilitados com o 11º/12º ano ou licenciatura em qualquer área académica.
Assuntos: Formação profissional / Formação inicial / Formação profissional contínua / Formação modular / Ensino à distância / Necessidades de formação / Competências profissionais / Solidariedade / Segurança social / Sistemas de formação / Certificação / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 28941 MESICT 28941
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO NA COESÃO
Título: Competitividade e inovação na coesão : um salto qualitativo para vencer o atraso estrutural : relatório de fundamentação do Programa Integrado de Apoio à Inovação / Elaborado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros... [et al.] ; coord. Maria João Rodrigues
Publicação: Lisboa : Presidência do Conselho de Ministros. Gabinete do PROINOV, 2002
Descrição física: 156 p. ; 28 cm
Sumário ou resumo: O presente relatório apresenta de forma condensada os fundamentos que conduziram para a Resolução de Conselho de Ministros n.º 53/2001, de 24 de Maio, que adoptou o Programa Integrado de Apoio à Inovação, PROINOV. No 1º capítulo é analisada a correspondência entre as políticas europeias e nacionais e instrumentos do QCA no quadro da estratégia europeia de Lisboa; no 2º é analisada a posição de Portugal no quadro dos indicadores estruturais aprovados ao nível da União Europeia; no 3º são indicados os elementos para uma política integrada de apoio à inovação em Portugal, o 4º capítulo debruça-se sobre a experiência internacional nas políticas de apoio à inovação.
ISBN: ISBN 972-95768-2-3
Nº do Depósito Legal: PT|176264/02
Assuntos: Inovações tecnológicas / Formação inicial / Juventude / Formação profissional contínua / Emprego / Educação / Investigação e desenvolvimento / Tecnologia da informação / INTERNET / Desenvolvimento económico / Competitividade / Sociedade da informação / Coesão social / Portugal
CDU: 37
OCL: 12.06.2
Cota: 28897 MESICT 28897
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Rodrigues, Maria João, coord.
Portugal. Ministério dos Negócios Estrangeiros, elab.



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Autor: CARIA, Telmo H.
Título: A Universidade e a recontextualização profissional do conhecimento abstracto : hipóteses de investigação e acção política / Telmo H. Caria
In: Cadernos de Ciências Sociais. - Porto. - ISSN 0871-0945. - Nº 21-22 (Junho 2001), p. 71-86
Sumário ou resumo: A proliferação de cursos de ensino superior para além das áreas disciplinares tradicionais e consagradas na Universidade e para públicos socialmente diversificados com finalidades profissionais exteriores aos campos escolar e universitário tem colocado na ordem do dia a discussão pública sobre as finalidades dos cursos do ensino superior. A questão tem-se colocado em saber até que ponto faz sentido continuar a apostar numa formação pelos domínios científicos consagrados e institucionalizados na Universidade, quando a grande massa dos diplomados irão ter solicitações profissionais do mercado de trabalho que estão muito para além do conhecimento disciplinar e académico. O mais importante é a possibilidade de não circunscrever a formação ao modelo disciplinar e a possibilidade de ensinar competências do uso do conhecimento e não só de memorização ou de aplicação tecnológica. Assim a criação de troca de experiências profissionais em articulação com a manipulação do conhecimento poderão a prazo trazer elementos de mudança institucional no campo universitário, num sentido e com efeitos, que hoje não conseguimos antecipar.
Assuntos: Ensino superior / Relação empresas-universidades / Mercado de trabalho / Diplomados de ensino superior / Tipos de formação / Inserção profissional / Formação inicial / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: WALLENBORN, Manfred
Título: A formação profissional na América Latina / Manfred Wallenborn
In: Revista Europeia Formação Profissional - Cedefop. - Lisboa. - ISSN 0378-5068. - Nº 22 (Janeiro-Abril 2001), p. 59-67
Assuntos: Política de formação / Desenvolvimento da formação / Ensino profissional / Ofertas de formação / Formação inicial / Formação profissional contínua / Formação-emprego / Formação de formadores / CEDEFOP / América Latina
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: HÖVELS, Ben
Título: Verso e reverso da qualificação inicial : para um conjunto de competências de base para todos / Ben Hövels
In: Revista Europeia Formação Profissional - Cedefop. - Lisboa. - ISSN 0378-5068. - Nº 22 (Janeiro-Abril 2001), p. 36-50
Assuntos: Pub CEDEFOP / Qualificações profissionais / Formação inicial / Competências profissionais / Mercado de trabalho / Educação / Educação permanente / Mão-de-obra / Diplomas / Educação de adultos / Insucesso escolar / Empregabilidade / Países Baixos
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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