CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Formação tecnica" + "DE Formação tecnica$" Resultados de 11 a 15 sobre 152 encontrados.
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FORTECA
Título: FORTECA : Formação de Formadores para a Especialização Artística e Tecnológica : avaliação do impacto da Medida 4.2 do PRODEP : relatório final / coord. António Robalo
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Departamento de Programação e Gestão Financeira, 1995
Descrição física: 100 p. ; 21 cm
Sumário ou resumo: O presente trabalho contém os resultados de um estudo efectuado no âmbito do PRODEP I cujos objectivos essenciais são a avaliação qualitativa das acções de formação e avaliação de interesse e disponibilidades dos participantes para a docência no ensino artístico e tecnológico.
ISBN: ISBN 972-614-270-9
Assuntos: Formação de formadores / Formação de professores / Formação de especialistas / Avaliação da formação / Artistas / Formação técnica / Relatórios / Inquéritos / Dados estatísticos / Portugal
CDU: 371.1
OCL: 06.01
Cota: 24468 MESICT 24468
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Robalo, António, coord.



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FLEXIBILIDADE
Título: Flexibilidade : o novo paradigma da produção e as respostas flexíveis da formação numa organização qualificante / Angel Fernandez... [et al.] ; trad. Lucília da Glória Verdelho da Costa
Publicação: Caldas da Rainha : NADU - EUROTECNET, 1995
Descrição física: 259 p. ; 24 cm
Sumário ou resumo: Este livro resultou de um projecto transnacional de investigação, dinamizado pelos NADU's de Portugal e Espanha, pelo BAT EUROTECNET e por vários projectos de Portugal, Espanha, França e Bélgica. Pretendendo conceptualizar a noção de flexibilidade, esta é abordada segundo diferentes perspectivas, através de quatro textos: Texto 1 - Flexibilidade na empresa; Texto 2- A tecnologia de produção moderna; Texto 3 - Análise sintética da formação em tecnologias avançadas para PME's - sector: fabricação de equipamentos electro mecânicos; Texto 4 - Formar e analisar, um processo interactivo numa organização qualificante.
Notas gerais: Projecto Transnacional de Investigação no Âmbito EUROTECNET
Assuntos: Flexibilidade do trabalho / Flexibilidade da formação / Tecnologia-produtividade / Tecnologia de ponta / Formação técnica / Pequenas e médias empresas / Países CE / Avaliação da formação
CDU: 658.3
OCL: 13.01.2
Cota: 24140 CE MESICT 24140
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Fernandez, Angel, co-aut.
Costa, Lucília da Glória Verdelho da, trad.



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INETE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TÉCNICA
Título: INETE - Instituto de Educação Técnica
In: ENSINUS - Gestão e Participações. - Lisboa. - ISSN 118074. - Ano 1, nº 2 (Outubro 1994), p. 38
Sumário ou resumo: O INETE vai alargar a sua actividade formativa em novas áreas : Electrónica e Telecomunicações e Biblioteca, Arquivo e Documentação. A concepção destes cursos será apoiada por instituições do sistema científico-tecnológico, e pretende dar respostas a diferentes públicos-alvos, quer os jovens, quer os profissionais no activo.
Assuntos: Ensino profissional / Formação técnica / Novas tecnologias / Estabelecimentos de ensino / Ciências da informação / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: FRANÇA, Sandra Augusto
Título: As ferramentas tecnológicas e a integração profissional do deficiente auditivo / Sandra Augusto França
In: Integrar. - Lisboa. - ISSN 0872-4865. - Nº 5 (Ago.-Set.-Out.-Nov. 1994), p. 32-35
Sumário ou resumo: Origens e evolução do Projecto AJUDA, que consiste na adaptação de uma formação pré-existente em Artes gráficas por computador às condições de comunicação dos deficientes auditivos.
Assuntos: Tecnologia da informação / Deficientes auditivos / Indústria gráfica / Inserção profissional / Formação de deficientes / Formação técnica / Duração da formação / Projectos de formação / Formação-emprego / Ritmo de trabalho / Portugal
OCL: 15.04
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: GRAÇO, Sérgio
Título: Funções públicas e motivações privadas : o caso da procura de ensino / Sérgio Graço
In: Organizações e Trabalho. - Lisboa. - ISSN 0871-4835. - Nº 11 (Abril 1994), p. 19-29
Sumário ou resumo: O autor analiza a formação da procura do ensino superior a partir de dois casos que envolvem duas oposições consideradas fundamentais : ensino universitário/ensino politécnico; tecnologia/humanidades. O pressuposto teórico de partida prende-se com a importância do conhecimento científico dos processos sociais nos domínios da acção estatal. O bem "ensino" é concebido enquanto produto de interacção existente entre as intenções do Estado e a conduta dos actores sociais envolvidos, professores e alunos. A metodologia adoptada foi, para o primeiro caso, a análise das séries cronológicas de matriculados (1929-91) em três localidades (Lisboa, Coimbra e Porto) e, no segundo caso, a análise do resultado dos dois inquéritos, um realizado por uma equipa do Instituto da Prospectiva, o outro realizado pelo Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação às populações escolarizadas dos diversos graus de ensino. Em conclusão o autor chama a atenção para a importância de estudos desta natureza porque correspondem a uma das condições para que tenha lugar uma boa "interacção" entre o bem que é oferecido, neste caso o ensino, e sua apropriação pelos agentes da procura.
Assuntos: Necessidades de educação / Formação-emprego / Ensino superior / Ensino politécnico / Formação técnica / Ciências sociais / Estudo de caso / Metodologia / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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