CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Formadores" + "DE Formadores$" Resultados de 101 a 105 sobre 274 encontrados.
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Autor: ALMEIDA, Maria Helena
Título: A função formador / Maria Helena Almeida
In: Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Ano 1, nº 2 (Julho-Agosto-Setembro 1996), p. 29-32
Sumário ou resumo: Este artigo enuncia os princípios essenciais para o desempenho das funções do formador, nomeadamente, as funções do planeamento, animação e avaliação. A autora especifica cada uma destas funções e enumera, ainda, algumas regras que o formador deve aplicar no desempenho das suas funções, isto é, o formador deve em conta a realidade vivida pelos formados; as características do grupo; os métodos e os instrumentos pedagógicos mais eficazes; o estilo de animação mais eficaz; controlar a eficácia pedagógica da formação; ter uma postura adequada; comunicar com os participantes, entre outras.
Assuntos: Formadores / Formação de formadores / Pedagogia
CDU: 371
OCL: 06.06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: SEMINÁRIO : SISTEMAS DE FORMAÇÃO E DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA UE, 24 e 25 de Novembro 1997
Título: Sistemas de formação e de certificação profissional na U.E. / Seminário, 24 e 25 de Novembro 1997
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1997
Descrição física: [38] p. ; 30 cm
Assuntos: Sistemas de formação / Qualificações profissionais / Certificados profissionais / Cursos de formação / Formadores / Certificação / Avaliação da formação / IEFP / Portugal / Países CE
CDU: 377
OCL: 06.05
Cota: 26331 MESICT 26331
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: CLAUDINO, Adelaide
Título: Stress profissional dos formadores de pessoas com deficiência mental / Adelaide Claudino
In: Integrar. - Lisboa. - ISSN 0872-4865. - Nº 12 (Janeiro-Abril 1997), p. 46-49
Sumário ou resumo: Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre o stress dos formadores de jovens com deficiência intelectual. A escassez da literatura encontra sobre estes profissionais provocou uma análise empírica, bem como, uma análise conceptual da temática em estudo regular. Neste sentido salienta-se a presença de factores cognitivos e organizacionais no stress e satisfação profissional dos formadores. O stress profissional dos formadores de pessoas com deficiência resulta de múltiplos factores (individuais, psicossociais e organizacional). Ao nível das aplicações práticas dever-se-ão identificar quatro populações alvo: os formadores, cada um deverá ser responsável pela identificação dos factores potencialmente causadores de stress; os directores/gestores das entidades de formação, sugere-se o desenvolvimento de estratégias de prevenção, através da promoção de actividades preventivas de stress; o governo central e local, estudo dos efeitos da implementação de políticas de educação/formação; e por último, a formação de formadores, incluir nos conteúdos programáticos, a antecipação de factores que possam contribuir para o stress e fornecer instrumentos didácticos de diferentes mecanismos de redução de stress para que possam escolher o mais indicado.
Assuntos: Formadores / Pessoas com deficiência / Stresse / Doenças profissionais
CDU: 37.01
OCL: 06.06.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: TAVARES, Cristina Margarida
Título: A avaliação e a informação / Cristina Margarida Tavares
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 23 (Abril-Junho 1997), p. 48-56
Sumário ou resumo: Este artigo analisa a importância da avaliação em todo o processo formativo. Em qualquer dos momentos é possível identificar o modo como a "informação é usada pelos diversos intervenientes no processo formativo; saber quais os efeitos resultantes da informação/comunicação pedagógica; actuar como instrumento bilateral de comunicação; desempenhar um papel persuasivo e dar lugar a uma atitude prospectiva".
Assuntos: Avaliação da formação / Formadores-formandos / Qualidade da formação
CDU: 377
OCL: 06.05.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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ORGANISMES DE FORMATION
Título: Organismes de formation : des métiers en devenir : dossier
In: Actualité de la Formation Permanente. - Paris. - ISSN 0397-331X. - Nº 150 (Septembre-Octobre 1997), p. 19-96
Assuntos: Entidades de formação / Formação de formadores / Métodos pedagógicos / Administração da formação / Formadores / França
CDU: 377
OCL: 06.07.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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