CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Formadores" + "DE Formadores$" Resultados de 36 a 40 sobre 274 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: CANIËLS, Marjoleine C. J.
Título: Para um ensino eficiente das competências através da Internet : um exemplo prático / Marjoleine C.J. Caniëls
In: Revista Europeia Formação Profissional - Cedefop. - Lisboa. - ISSN 0258-7491. - Nº 34 (Janeiro-Abril 2005), p. 45-53
Assuntos: Novas formas de formação / Desenvolvimento das competências / Objectivos da educação / Avaliação dos conhecimentos / Curriculum vitae / Formadores-formandos / Inovações pedagógicas / Ensino à distância / INTERNET / Estudo de caso / Países Baixos
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: TRINDADE, Nelson
Título: Pedagogia experiencial / Nelson Trindade
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 46-49 (Março 2004), p. 36
Resumo de autor: Um problema fundamental da aprendizagem é o controlo:
Acerca de quê? … e … Quem o faz? Quem gere o processo de aprendizagem e, em consequência, condiciona o processo de ensino? Quem decide a informação importante?
Quem decide onde e quando deve surgir a aprendizagem? Quem decide os conteúdos da
aprendizagem? O autor tenta explicar todo este processo do Aprender que é o que acontece, segundo ele, quando alguém "não sabe algo" e "passa a saber". Por outras palavras, esse alguém adquiriu e estruturou informação nova que passou a poder utilizar. Nesta versão a aprendizagem é um processo que decorre em autogestão, condicionado por outro processo (este de ensino) em gestão exterior. A pedagogia experiencial aplicada na formação organizacional potencia as relações interindividuais, desenvolve a performance e fomenta iniciativas de desenvolvimento. Depois de uma vasta análise sobre o tema o autor conclui que a formação clássica ensina o que fazer, ou ensina o que fazer em situações controladas, mas não prepara para a vida real : o aspecto focal da formação é a transferência do aprendido para situações imprevistas, e este é o aspecto-base da pedagogia experiencial : "Aprender por fazer"
Assuntos: Novas tecnologias de formação / Métodos pedagógicos / Autoformação / Formadores-formandos / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: IMAGINÁRIO, Luís
Título: Andragogia e pedagogia : diferentes pressupostos / Luís Imaginário
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 46-49 (Março 2004), p. 3-9
Assuntos: Educação de adultos / Aprendizagem de adultos / Formadores / Motivação / Métodos pedagógicos / Inovações na formação
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

OÙ EN EST L'INGÉNIERIE DE LA FORMATION?
Título: Où en est l'ingénierie de la formation?
In: Éducation Permanente. - Paris. - ISSN 0339-7513. - Nº 157 (2003), 184 p.
Assuntos: Educação permanente / Formação / Sistemas de formação / Engenharia da formação / Terminologia / Inovações / Mudança tecnológica / Formadores
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



Marcar

Autor: MILAGRE, Cristina Maria Paulo do Nascimento
Título: Perfis emergentes no contexto da formação para grupos sociais desfavorecidos : estudos de caso / Cristina Maria Paulo do Nascimento Milagre, João Pedro Sousa Tomás Passeiro, Victor Manuel Rodrigues de Almeida
Publicação: Lisboa : Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 95 p. : il. ; 28 cm
Colecção: (Metodologias de Formação e Desenvolvimento Curricular)
ISBN: ISBN 972-8619-26-X
Assuntos: Escolaridade obrigatória / Qualificações / Exclusão social / Portugal / Acesso ao emprego / Grupos vulneráveis / Perfis profissionais / Bibliografias / Entrevista / Formadores / Estudo de caso
Cota: PRS525 MTS MESICT 9627
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Passeiro, João Pedro Sousa Tomás, co-aut. / Almeida, Victor Manuel Rodrigues de, co-aut.



Marcar