CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Formadores-formandos" + "DE Formadores-formandos$" Resultados de 26 a 30 sobre 72 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

THE ROLE OF THE TUTOR FROM A COMMUNITY PERSPECTIVE
Título: The role of the tutor from a community perspective / Anne de Blignières-Légeraud... [et al.] ; [ed. lit.] European Centre for the Development of Vocational Training
Publicação: Luxembourg : Office for Official Publications of the European Communities, 2000
Descrição física: 57 p. ; 21 cm
Colecção: (TTnet dossier ; 2)
Notas gerais: Existe em francês: La fonction tutorale dans la perspective communautaire
ISBN: ISBN 92-828-9540-8
Assuntos: Pub CEdefop / Formadores / Perfis dos formadores / Perfis profissionais / Empresas / Necessidades de formação / Formação nos postos de trabalho / Formadores-formandos / Gestão da formação / Sistemas de formação / Programa LEONARDO / Alemanha / Áustria / Espanha / França
CDU: 377
OCL: 06.06
Cota: 27948 CEDO MESICT 27948
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo

Outro(s) autor(es) : Gérard, Françoise, co-aut. / Selka, Reinhard, co-aut. / Voskamp, Heinz-Dieter, co-aut. / Laermanns, Mathias, co-aut. / Blignières-Légeraud, Anne de, co-aut.
Cedefop, ed. lit.



Marcar

Autor: MÃO-DE-FERRO, António
Título: Na rota da pedagogia / António Mão-de-Ferro
Publicação: Lisboa : Colibri, 1999
Descrição física: 284 p. ; 23 cm
Sumário ou resumo: A presente monografia trata vários aspectos no âmbito da formação de formadores. As funções do formador; tendências e métodos pedagógicos da formação de formadores; a relação formador-formando; modelos de formação [formação à distância e formação modular]; objectivos pedagógicos; programação e avaliação da formação e as novas tecnologias enquanto instrumentos pedagógicos são algumas das problemáticas expostas. Apresenta ainda algumas reflexões sobre o sistema educativo e a relação formação profissional - emprego.
ISBN: ISBN 972-772-069-2
Nº do Depósito Legal: PT|134229/99
Assuntos: Formação de formadores / Métodos pedagógicos / Formadores-formandos / Ensino à distância / Formação modular / Objectivos da formação / Avaliação da formação / Novas tecnologias de formação / Sistemas de formação / Formação-emprego / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.07
Cota: 27146 MESICT 27146
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: TAVARES, Cristina Margarida
Título: A avaliação e a informação / Cristina Margarida Tavares
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 23 (Abril-Junho 1997), p. 48-56
Sumário ou resumo: Este artigo analisa a importância da avaliação em todo o processo formativo. Em qualquer dos momentos é possível identificar o modo como a "informação é usada pelos diversos intervenientes no processo formativo; saber quais os efeitos resultantes da informação/comunicação pedagógica; actuar como instrumento bilateral de comunicação; desempenhar um papel persuasivo e dar lugar a uma atitude prospectiva".
Assuntos: Avaliação da formação / Formadores-formandos / Qualidade da formação
CDU: 377
OCL: 06.05.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: TIRA-PICOS, Antonio
Título: A avaliação pedagógica na formação profissional : generalidades / António Tira-Picos, José Sampaio
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1994
Descrição física: 85 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 4)
Sumário ou resumo: O presente manual visa a Avaliação da Formação. Sendo dirigido, especialmente, aos formadores, poderá ser utilizado, também, pelos formandos. É composto por dois módulos - o primeiro, distingue a Avaliação Normativa da Avaliação Criterial e a Avaliação Formativa da Avaliação Sumativa, apresentando exemplos concretos e exercícios práticos. Considera, ainda, várias situações em que constam os casos-tipo de subjectividade da avaliação. No final deste módulo, o formador deverá ser capaz de implementar e assegurar a avaliação eficaz da formação. O segundo módulo, apresenta as finalidades, objectos, critérios e tipos de avaliação, seguidos de uma abordagem à subjectividade da avaliação, e neste âmbito, apresenta vários exemplos seguidos de exercícios práticos dirigidos ao formador.
ISBN: ISBN 972-732-077-5
Nº do Depósito Legal: PT|40163/90
Assuntos: Avaliação da formação / Técnicas de avaliação / Qualidade da formação / Formadores / Formadores-formandos / Portugal / Formação de formadores / Bibliografias / Material didáctico
CDU: 371.01
OCL: 06.05
Cota: 25689 MESICT 25689
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Sampaio, José, co-aut.



Marcar

Autor: SEGURADO, Margarida
Título: Animação de grupos e liderança / Margarida Segurado
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1993
Descrição física: 23 p. ; 21 cm
Colecção: (Formar pedagogicamente ; 19)
Sumário ou resumo: A autora deste documento apresenta uma reflexão sobre a dinâmica de grupos em formação, nomeadamente, a atribuição de papéis, a interacção e interdependência entre os formandos e o formador, a liderança, a coesão e cooperação entre os vários elementos que constituem o grupo. A eficácia de um grupo em formação depende, por um lado, do facto de cada um dos formadores estar consciente das motivações subjacentes aos outros formandos e, por outro, do formador querer que estes atinjam os objectivos pedagógicos.
ISBN: ISBN 972-732-000-7
Nº do Depósito Legal: PT|60111/92
Assuntos: Formação em grupo / Dinâmica de grupo / Métodos pedagógicos / Formadores-formandos / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.08
Cota: 25684 MESICT 25684
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar