Educação Sociedade e Culturas. - Porto. - ISSN 0872-7643. - Nº 2 (1994), p. 91-108
Sumário ou resumo:
Neste artigo, tendo como referência o exemplo da mediateca escolar, pretende contribuir-se para elucidar o processo de desenvolvimento de uma inovação particular, no quadro de uma reforma educativa global. Reteve-se como objecto de análise, a articulação complexa e não liniar entre três níveis de decisão: um nível macro (administração central), um nível meso (estabelecimento de ensino) e um nível micro (professores).
Este trabalho integra duas partes relativamente autonomas mas independentes : na I parte faz-se a abordagem da problematica da inovacao em educacao relacionando-a com o estudo das mudancas que eventualmente ela produz nas instituicoes educativas ; na II parte faz-se uma reflexao, a luz da inovacao pedagogica, nao so sobre a logica do trabalho pedagogico, mas tambem sobre as articulacoes entre os sistemas de formacao de formadores, os sistemas de investigacao pedagogica e os sistemas de producao e gestao documental.
Neste artigo, baseado em onze entrevistas feitas a professores, o autor conclui da necessidade de uma formaçã flexivel, emergente de práticas pedagogicas inovadoras, que, por uma vez, serão conducentes a aplicação de novas estratégias de ensino.