CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Inovações pedagógicas" + "DE Inovações pedagógicas$" Resultados de 41 a 45 sobre 52 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: CHEVALIER, Patrick
Título: La pédagogie et l'ingénierie de formation
In: Actualite de la Formation Permanente, Paris, (107) Juillet-Aout 1990, p. 38-50
ISSN: 0397-331X
Assuntos: Sistemas de formação / Engenharia da formação / Material de formação / Perfis profissionais / Inovações pedagógicas
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: CAMPOS, Bartolo Paiva
Título: Questões de política educativa / Bartolo Paiva Campos
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Descrição física: 175 p.
Colecção: (Em Foco ; 1)
Sumário ou resumo: Reunem-se aqui uma dezena de trabalhos relativos a varias questões de politica educativa. A maioria foi escrita nos últimos dois anos e focaliza-se na realidade portuguesa. Embora nao abranjam todos os problemas fulcrais do desenvolvimento da educação em Portugal, abordam sem duvida algumas questões prioritarias para uma reforma educativa com significado : Lei de Bases do Sistema Educativo, Conselho Nacional de Educação, Formação Profissional, Orientação Escolar e Profissional, Formação de Professores e Inovação Pedagogica.
Assuntos: Política de educação / Sistemas educativos / Reforma do ensino / Formação profissional / Orientação pedagógica / Orientação profissional / Formação de professores / Inovações pedagógicas / Inserção profissional / Portugal
OCL: 06.02
Cota: 20667 MESICT 20667
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: PAIS, Caldeira
Título: Formação profissional e tipos de organização de trabalho pedagógico para a evolução
Publicação: [S.l.] : [s.n.], 1990
Descrição física: [3] f.
Sumário ou resumo: O autor neste seu artigo, salienta a necessidade de, em Portugal, se orientar a formação profissional no sentido de haver uma relação participativa formador-formando, ultrapassando-se a tradicional pedagogia de tipo transmissivo. É proposta a incentivação da iniciativa própria do formando, através de suportes pedagógicos adequados, em que a ciência e a técnica se interliguem. Actualmente, exige-se ao técnico conhecimentos polivalentes para que possa ter uma acção criativa e livre dentro das diversas realidades sociais.
Notas gerais: Artigo de opinião extraído de Hotelaria e Lazer, em 1990/Agosto-Setembro
Assuntos: Educação e formação / Formação profissional / Aspectos sociológicos / Formação polivalente / Inovações pedagógicas / Formadores-formandos / Trabalho de grupo / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 20551 MESICT 20551
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: SALGADO, Lucília
Título: O outro lado da educação para além do instituído / Lucília Salgado
In: Revista Crítica de Ciências Sociais. - Coimbra. - ISSN 0254-1106. - Nº 29 (Fevereiro 1990), p. 105-119
Sumário ou resumo: A educação não se confina a escola e ao aparelho escolar. Há também um "outro lado da educação", não-formal, constituído por espaços de formação bastante significativos numa sociedade com as características da portuguesa. É esta ambivalência que este artigo procura discutir, propondo, por um lado a análise do sistema educativo português através dos seus efeitos e, por outro reflectindo sobre as experiências de inovação pedagógica realizadas no nosso país. Termina com uma conclusão principal : nas práticas educativas não-formais o interesse pelos destinatários e um ponto comum.
Assuntos: Educação informal / Sistemas educativos / Inovações pedagógicas / Formação de professores / Educação de adultos / Sociologia da educação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: COMUNIDADE EUROPEIA. Comissão
Título: L'innovation dans l'enseignement
In: Europe Sociale, Luxembourg, (2) 1989, p. 89-91
ISSN: 0255-0792
Assuntos: Comunidade Europeia / Inovações pedagógicas / Política de educação
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar