CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Legislação sobre formação" + "DE Legislação sobre formação$" Resultados de 11 a 15 sobre 63 encontrados.
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PORTUGAL
Título: Portugal : sistemas de educação e formação profissional = Portugal : education and vocational training system
Publicação: Lisboa : Programa Comunitário Leonardo da Vinci. Instância Nacional de Coordenação, 1996
Descrição física: 55, 55 p. ; 24 cm
Sumário ou resumo: No quadro da formação profissional em Portugal importa apresentar os dispositivos instalados visando a valorização dos recursos humanos, através dos quais jovens e adultos, a inserir ou inseridos na vida activa, se preparam para o exercício de uma actividade profissional.
A Formação Profissional é legalmente enquadrada pela Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/86), e Decretos-Lei de 1991 (401/91 e 405/91), distinguindo-se:
- a formação profissional inserida no sistema educativo;
- e a formação profissional inserida no mercado de emprego.
As duas ofertas diferenciam-se sobretudo pela base institucional que as suporta, respectivamente o Ministério da Educação (ME) e o Ministério para a Qualificação e o Emprego (MQE), pelas ofertas formativas e seus destinatários. Por outro lado, elas articulam-se pelos principais conceitos subjacentes, finalidades, e processo de certificação, possibilitando momentos de comunicabilidade entre ambas, e níveis de qualificação e perfis profissionais equivalentes.
Para efeitos de inteligibilidade explicitam-se desde já os conceitos de formação profissional inicial e de formação profissional contínua:
- Formação Profissional Inicial (FPI) - formação que visa a aquisição e o desenvolvimento dos conhecimentos e competências necessárias para poder iniciar o exercício profissional, e que confere uma qualificação certificada. A FPI inclui a Iniciação Profissional e a Qualificação Inicial.
- Formação Profissional Contínua (FPC) - formação, ao longo da vida activa, que engloba todos os processos organizados e institucionalizados subsequentes à Formação Profissional Inicial com vista a permitir uma adaptação às transformações tecnológicas e técnicas, favorecer a promoção social dos indivíduos. A FPC pode assumir as seguintes modalidades: Aperfeiçoamento, Reconversão, Qualificação Profissional e Especialização.
O organograma apresentado a seguir representa o Sistema Educativo e o conjunto da oferta de Formação Profissional em Portugal, a descrever posteriormente, tendo em atenção os contextos em que se insere.
Assuntos: Sistemas de formação / Sistemas educativos / Formação inicial / Formação profissional contínua / Política de formação / Legislação sobre formação / Ofertas de formação / Qualidade da formação / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: 27069 MESICT 27069
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Instituto do Emprego e Formação Profissional. Departamento de Recursos Humanos
Título: Regulamento de estágios académicos / Departamento de Recursos Humanos [do] Instituto do Emprego e Formação Profissional
Publicação: Lisboa : IEFP, 1998
Descrição física: 13 p. ; 21 cm
Sumário ou resumo: O presente regulamento destina-se a todos os potenciais estagiários que frequentem um curso do ensino superior.
Estabelece as condições em que o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), permite a realização de estágios académicos não remunerados, nas suas instalações, a alunos que deles necessitem para conclusão do curso que frequentam.
Apresenta os modelos de protocolo de estágio e da ficha de inscrição.
ISBN: ISBN 972-732-382-0
Nº do Depósito Legal: PT|113859/97
Assuntos: Estágio prático / Ensino superior / Formação-emprego / Legislação sobre formação / Guias / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.09.2
Cota: 26564 MESICT 26564
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Instituto do Emprego e Formação Profissional. Departamento de Recursos Humanos
Título: Regulamento de estágios profissionais / Departamento de Recursos Humanos [do] Instituto do Emprego e Formação Profissional
Publicação: Lisboa : IEFP, 1998
Descrição física: 16 p. ; 21 cm
Sumário ou resumo: O presente regulamento estipula as normas de acesso aos estágios profissionais organizados pelo IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), no âmbito das áreas de intervenção deste instituto (Formação Profissional, Reabilitação Profissional, Emprego, Programas Comunitários, Planeamento e Controle, Organizações e Informática).
ISBN: ISBN 972-732-383-9
Nº do Depósito Legal: PT|113860/97
Assuntos: Estágio / Diplomados de ensino superior / Inserção profissional / Formação-emprego / Legislação sobre formação / Guias
CDU: 37.01
OCL: 06.09.2
Cota: 26562 MESICT 26562
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: RIBEIRO, Florbela Lopes
Título: Avaliação contínua de docentes : o que vai mudar? / Florbela Lopes Ribeiro
In: Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Ano 1, nº 2 (Julho-Agosto-Setembro 1996), p. 17-22
Sumário ou resumo: Neste artigo comenta-se a legislação em vigor no âmbito da formação contínua de professores. A autora aborda, entre outros, o Decreto-Lei nº 249/92 de 9 de Novembro, que estabelece o Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, com o objectivo de dar a conhecer as alterações previstas no Decreto-Lei nº 207/96 de 2 de Novembro, revogando o primeiro. Nos Centros de Formação de Associações de Escolas as alterações registam-se a dois níveis: na definição dos objectivos e competências e ao nível dos órgãos de direcção e gestão.
Assuntos: Formação de professores / Formação profissional contínua / Legislação sobre formação
CDU: 371
OCL: 06.06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: VIEIRA, Luís Faria
Título: Das formações inovadoras às inovações formadoras / Luís Faria Vieira
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 22 (Janeiro-Março 1997), p. 28-41
Sumário ou resumo: Com este artigo o autor pretende contribuir para uma reflexão sobre a natureza e os papéis das formações inovadoras e das inovações na formação. O autor faz uma antevisão do enquadramento e do financiamento que lhes estará a ser reservado na nova regulamentação: revê o enquadramento a que foram sujeitas em anteriores regulamentação e, por fim, argumenta e enuncia as condições para o financiamento deste sistema de formação.
Assuntos: Política de formação / Sistemas de formação / Inovações / Legislação sobre formação / Quadro comunitário de apoio
CDU: 37
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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