CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Métodos de aprendizagem" + "DE Métodos de aprendizagem$" Resultados de 21 a 25 sobre 35 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: JÚDICE, Lurdes
Título: Ateliers de Raciocínio Lógico (ARL) / Lurdes Júdice
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 9 (Outubro-Novembro-Dezembro 1993), p. 20-26
Sumário ou resumo: Descrevem-se os "Ateliers de Raciocínio Lógico" cujo objectivo é exactamente desenvolver a capacidade de raciocínio do formando e ajudá-lo a vencer as suas inibições cognitivas através da recuperação da auto-estima e do sentimento de competência profissional. Estes ateliers destinam-se a contribuir assim para um desempenho profissional mais autónomo e eficaz bem como para uma melhor adaptação a um mundo em mudança (reconversão profissional, novas tecnologias, nova forma de organização do trabalho) e, principalmente, a desenvolver a capacidade para aprender a aprender.
Assuntos: Métodos pedagógicos / Métodos de aprendizagem / Programas de formação / Portugal
OCL: 06.08.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: RAMOS, Lucilia
Título: Os métodos activos : teorias e práticas / Lucília Ramos
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 9 (Outtbro-Novembro-Dezembro 1993), p. 4-19
Sumário ou resumo: É analisada a importância dos métodos activos de formação para o êxito do processo de aprendizagem. São apontadas as três ideias-força que estão na base de utilização de um método: o método como estratégia do formador; o método como um elemento de ligação entre formador, formando e saber, permitindo uma boa gestão das relações entre estes três elementos; o método considerado como um modo de gestão da situação de formação. É salientado: geralmente o papel da interacção social como um dos motores de aprendizagem e, obviamente, a função do formador como animador de um grupo de formação.
Assuntos: Métodos de aprendizagem / Métodos pedagógicos / Duração do trabalho / Formadores / Portugal
OCL: 06.09.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: ANTUNES, Maria Helena
Título: O PEI no Instituto de Soldadura e Qualidade / Maria Helena Antunes
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 11 (Maio-Junho-Julho 1994), p. 34-40
Sumário ou resumo: Nesta entrevista os responsáveis pela formação no Instituto de Soldadura e Qualidade desenvolvem o modo como o Programa de Enriquecimento Instrumental-PEI foi ali aplicado. Realizaram-se acções de formação ligadas à indústria. Os resultados foram positivos, que o Instituto vá continuar a aplicar o Programa. Assim, às pessoas que se desabituaram da frequência da formação profissional, o Programa ajuda no campo da autoformação, à estruturação, à planificação, à autodisciplina necessárias para aprender a aprender.
Assuntos: Programas de formação / Métodos de aprendizagem / Formação profissional contínua / Autoformação / Desenvolvimento individual / Saber fazer / Indústria metalúrgica
OCL: 06.04
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: ANTUNES, Maria Helena
Título: O PEI no FORPESCAS / Maria-Helena Antunes
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 11 (Maio-Junho-Julho 1994), p. 24-32
Sumário ou resumo: Nesta entrevista foi abordada a aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI no Centro de Formação FORPESCAS. Mensionam-se os objectivos do programa como a melhoria do rendimento escolar e do comportamento dos aprendizes sobretudo dos que sofreram insucessos escolares e dos que se integram mais deficiente nos cursos que escolheram. Dado que a formação facilita o emprego dos jovens, o balanço da experiência foi positivo nos domínios escolar, psicológico, social e profissional, ao proporcionar uma integração mais fácil na vida activa.
Assuntos: Programas de formação / Métodos de aprendizagem / Pesca / Formação de jovens / Insucesso escolar / Passagem à vida activa / Portugal
OCL: 06.04
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: FONSECA, Vítor da
Título: Novas metologias : aprender a pensar / Vítor da Fonseca
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 11 (Maio-Junho-Julho 1994), p. 14-23
Sumário ou resumo: Perante uma sociedade caracterizada por mutações tecnológicas muito rápidas, urge preparar o indivíduo para esta nova cultura tecnológica que põe em jogo novas modalidades de pensamento, de comunicação e de acção. Assim, ele deverá assimilar para responder aos novos desafios da produtividade e da competitividade. O autor, descreve, no artigo, como o indivíduo desenvolverá as suas capacidades cognitivas através do Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI. O programa tem, por objectivos proporcionar um processo de aprendizagem permanente e não uma adaptação do trabalhador a uma certa técnica.
Assuntos: Mudança tecnológica / Formação profissional contínua / Métodos de aprendizagem / Saber fazer / Programas de formação / Portugal
OCL: 06.09.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar