CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Material didáctico" + "DE Material didáctico$" Resultados de 51 a 55 sobre 85 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: NUNES, Maria Clara Ramos
Título: Formação e multimedia / Maria Clara Ramos Nunes, José Manuel Serradas
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1993
Descrição física: 77 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 19)
Sumário ou resumo: A formação tornou-se um elemento estratégico para o desenvolvimento e as suas novas necessidades são diferentes, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo, carecendo de metodologias e instrumentos pedagógicos diferentes. É um facto incontestável que as novas tecnologias muito têm contribuído para melhorar a qualidade e a difusão da formação. O novo formador vê-se confrontado com um quadro pedagógico diferente, não gerindo somente a forma como os conhecimentos vão ser assimilados, mas também o modo como são estruturados, não será pois substituído por estes novos sistemas, mas terá que desempenhar novas tarefas neste novo quadro de formação: a formação multimédia.
ISBN: ISBN 972-732-005-8
Nº do Depósito Legal: PT|61226/92
Assuntos: Equipamento pedagógico / Planos de formação / Tecnologia da informação / Portugal / Material didáctico / Tecnologia da informação / Material multimédia / Bibliografias / Meios audiovisuais / Formação profissional
CDU: 37.01
OCL: 06.08
Cota: 25697 MESICT 25697
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Serradas, José Manuel, co-aut.



Marcar

Autor: TIRA-PICOS, Antonio
Título: A avaliação pedagógica na formação profissional : generalidades / António Tira-Picos, José Sampaio
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1994
Descrição física: 85 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 4)
Sumário ou resumo: O presente manual visa a Avaliação da Formação. Sendo dirigido, especialmente, aos formadores, poderá ser utilizado, também, pelos formandos. É composto por dois módulos - o primeiro, distingue a Avaliação Normativa da Avaliação Criterial e a Avaliação Formativa da Avaliação Sumativa, apresentando exemplos concretos e exercícios práticos. Considera, ainda, várias situações em que constam os casos-tipo de subjectividade da avaliação. No final deste módulo, o formador deverá ser capaz de implementar e assegurar a avaliação eficaz da formação. O segundo módulo, apresenta as finalidades, objectos, critérios e tipos de avaliação, seguidos de uma abordagem à subjectividade da avaliação, e neste âmbito, apresenta vários exemplos seguidos de exercícios práticos dirigidos ao formador.
ISBN: ISBN 972-732-077-5
Nº do Depósito Legal: PT|40163/90
Assuntos: Avaliação da formação / Técnicas de avaliação / Qualidade da formação / Formadores / Formadores-formandos / Portugal / Formação de formadores / Bibliografias / Material didáctico
CDU: 371.01
OCL: 06.05
Cota: 25689 MESICT 25689
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Sampaio, José, co-aut.



Marcar

Autor: MARTINS, António José
Título: Centros de recursos / António José Martins
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 14 (Abril 1995), p. 20-25
Sumário ou resumo: O autor deste artigo, depois de explicar os motivos por que a formação e a educação contínua exigem a criação de centros de recursos, enumera os objectivos gerais e os destinatários destes, após o que enuncia os seus produtos finais, intermédios e de base. Depois de expôr a relação da orientação e da formação profissional com os centros de recursos, o autor aborda brevemente a sua estrutura orgânico-funcional, explicação ilustrada por dois organogramas.
Assuntos: Formação profissional contínua / Educação permanente / Orientação profissional / Ensino à distancia / Material didáctico / Portugal
CDU: 371-3
OCL: 06.08
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PENIM, Ana
Título: A Escola de Comércio de Lisboa e as novas metodologias de ensino/aprendizagem / Ana Penim
In: ENSINUS - Gestão e Participações. - Lisboa. - ISSN 118074. - Ano 1, nº 2 (Outubro 1994), p. 33-34
Sumário ou resumo: O artigo é uma reflexão sobre o método de ensino utilizado na formação comercial. O autor faz uma crítica à formação tradicional e apresenta as vantagens de uma formação mais eficiente eficaz, atractiva e motivadora. Assim sugere um Ensino aberto que permita dar uma resposta de formação individualizada, com recursos a materiais pedagógicos, a formação de formadores e a existência de um Centro de recursos bem apetrechado e organizado.
Assuntos: Formação comercial / Inovações pedagógicas / Aprendizagem / Ensino aberto / Ensino profissional / Formação de formadores / Material didáctico / Portugal
OCL: 06.09.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: EURYDICE
Título: A educação pré-escolar e o ensino primário na União Europeia / Rede de Informação sobre Educação na Europa
Publicação: Bruxelles : Eurydice, 1995
Descrição física: 119 p. ; 30 cm
ISBN: ISBN 2-87116-222-0
Assuntos: Comunidade Europeia / Política de educação / Educação pré-escolar / Ensino básico / Tempos livres / Material didáctico / Programa de estudos / Avaliação / Ensino particular / Ensino público / Dados estatísticos / Horário de trabalho / Escolaridade / Ensino secundário / Análise comparativa / Eurydice / União Europeia / Países CE
CDU: 371
OCL: 06.07.1
Cota: 24106 CE MESICT 24106
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Bélgica



Marcar