A formação tornou-se um elemento estratégico para o desenvolvimento e as suas novas necessidades são diferentes, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo, carecendo de metodologias e instrumentos pedagógicos diferentes. É um facto incontestável que as novas tecnologias muito têm contribuído para melhorar a qualidade e a difusão da formação. O novo formador vê-se confrontado com um quadro pedagógico diferente, não gerindo somente a forma como os conhecimentos vão ser assimilados, mas também o modo como são estruturados, não será pois substituído por estes novos sistemas, mas terá que desempenhar novas tarefas neste novo quadro de formação: a formação multimédia.
O presente manual apresenta um conjunto de ideias e fornece algumas sugestões relativas à exploração pedagógica de um dos auxiliares de comunicação visual mais vulgarizado no domínio da formação - o retroprojector. Após uma breve explicação da estrutura e funcionamento do retroprojector, o autor sugere algumas técnicas de elaboração de suportes de informação para este tipo de equipamento e, por último, apresenta alguns procedimentos a ter em conta antes e durante uma explicação oral auxiliada pelo retroprojector.