Reflexão sobre o método de aprendizagem mais adequado consoante a deficiência da criança. Sendo a escola um meio de transmissão de padrões culturais criados pela sociedade torna-se necessário uma planificação de acções multidisciplinares de vária ordem, principalmente, no contexto da educação especial. Qualquer projecto de intervenção em educação especial deve ter em linha de conta diversos modelos de resposta e intervenção pedagógica. Assim, só dentro de certas linhas orientadoras se poderá perspectivar uma mudança das práticas educacionais, dado que as aprendizagens escolares não devem constituir por si só uma finalidade.
Pode dizer-se que o objectivo principal do ensaio e chamar a atenção para a importância das práticas de educação com adultos no quadro de estratégias de democratização e desenvolvimento social. Procura-se combinar a análise do processo de implantação em Portugal, de uma rede pública de educação de adultos ; a ilustração da sua actualidade, num momento em que estão na ordem do dia as questões da qualificação educativa e profissional e da promoção de iniciativas sociais para o desenvolvimento local ; e a discussão prospectiva sobre as estratégias mais adequadas para a articulação eficiente das práticas educativas e dos projectos de desenvolvimento social.