CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Novas tecnologias de formação" + "DE Novas tecnologias de formação$" Resultados de 6 a 10 sobre 18 encontrados.
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Autor: TRINDADE, Nelson
Título: Pedagogia experiencial / Nelson Trindade
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 46-49 (Março 2004), p. 36
Resumo de autor: Um problema fundamental da aprendizagem é o controlo:
Acerca de quê? … e … Quem o faz? Quem gere o processo de aprendizagem e, em consequência, condiciona o processo de ensino? Quem decide a informação importante?
Quem decide onde e quando deve surgir a aprendizagem? Quem decide os conteúdos da
aprendizagem? O autor tenta explicar todo este processo do Aprender que é o que acontece, segundo ele, quando alguém "não sabe algo" e "passa a saber". Por outras palavras, esse alguém adquiriu e estruturou informação nova que passou a poder utilizar. Nesta versão a aprendizagem é um processo que decorre em autogestão, condicionado por outro processo (este de ensino) em gestão exterior. A pedagogia experiencial aplicada na formação organizacional potencia as relações interindividuais, desenvolve a performance e fomenta iniciativas de desenvolvimento. Depois de uma vasta análise sobre o tema o autor conclui que a formação clássica ensina o que fazer, ou ensina o que fazer em situações controladas, mas não prepara para a vida real : o aspecto focal da formação é a transferência do aprendido para situações imprevistas, e este é o aspecto-base da pedagogia experiencial : "Aprender por fazer"
Assuntos: Novas tecnologias de formação / Métodos pedagógicos / Autoformação / Formadores-formandos / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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EMPRE-LEARNING
Título: Empre-Learning
Publicação: Porto : SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, 2003
Descrição física: X, 154 p. ; 30 cm
Assuntos: Ensino à distância / Competências profissionais / Novas formas de formação / Novas tecnologias de formação / Cursos de formação / Empregabilidade / Relatórios de reunião / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.08
Cota: 30815 MESICT 30815
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
Título: Anais : educação e desenvolvimento, 2000 / Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento [da] Faculdade de Ciência e Tecnologia [da] Universidade Nova de Lisboa
Publicação: Lisboa : UNL. Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2000
Descrição física: 395 p. ; 27 cm
Colecção: (Anais, 1645-1775 ; 1)
Assuntos: Educação / Sistemas educativos / Política de educação / Formação de professores / Ensino superior / Sociologia da educação / Cidadania / Objectivos da educação / Novas tecnologias de formação / Investigação / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 30442 MESICT 30442
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: FORUM EUROFORMAÇÃO/EUROTRAINING 2001, Lisboa, 12-13 de Novembro 2001
Título: Desafios da economia do conhecimento / Forum Euroformação/Eurotraining 2001, Lisboa, 12-13 de Novembro 2001
Publicação: [Lisboa] : AIP, 2001
Descrição física: 1 pasta (16 doc.)
Sumário ou resumo: Encontro realizado pela Associação Industrial Portuguesa/Câmara de Comércio e Indústria com o objectivo de colocar, lado a lado, os sistemas de educação e formação e o mundo empresarial, numa altura em que as empresas lutam contra a falta de quadros especializados em novas tecnologias.
O conjunto de conferências e sessões temáticas focalizaram a problemática da Economia do Conhecimento, com particular relevância para a Formação, a Tecnologia e o Mercado, permitindo um amplo debate dos temas propostos pelas empresas e administração pública e pelos agentes de educação, formação e investigação.
Assuntos: Política de educação / Política de emprego / Novas tecnologias de formação / Emprego / Capital humano / Mercado da formação / Formação-emprego / Qualificações / Entidades de formação / Documentos de conferência / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.02
Cota: 21496 MESICT 28739
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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FORMAÇÃO À DISTÂNCIA, A DISTÂNCIA DE UM CLIQUE
Título: Formação à distância, a distância de um clique
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 39 (Abril-Junho 2001), 64 p.
Sumário ou resumo: A publicação "Formar: revista de formadores" editada pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) tem neste número o título de "Formação a distância, a distância de um clique" cujo objectivo é explicar os vários conceitos de formação a distância. A formação aberta, flexível e à distância é um tipo de formação que permite que a aprendizagem seja feita através da interacção entre formador-formando e entre formandos e através da partilha de informações e da troca de documentação. O conceito de formação a distância aplica-se assim a todo o processo de aprendizagem em que não há contacto físico permanente por parte do formador. O conceito tem vindo a desenvolver-se com a evolução das novas tecnologias de informação e comunicação.
Assuntos: Ensino à distância / Ensino aberto / Flexibilidade da formação / Métodos pedagógicos / Métodos de aprendizagem / Necessidades de formação / Objectivos da formação / Formadores-formandos / Perfis de formação / Gestão da formação / Sistemas de formação / Avaliação profissional / Programas de formação / Novas tecnologias de formação / IEFP / Programa HORIZON
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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