Os jovens que sentem dificuldades em ingressar no mercado de trabalho necessitam de um pacote coerente e integrado de medidas de apoio que se orientem para as suas necessidades individuais e os ajudem a lidar com as barreiras pessoais e profissionais ao emprego. Os percursos integrados de inserção são um modelo destinado a jovens que aborda essas barreiras e responde às suas necessidades. Têm como objectivo levar o jovem a mover-se de uma posição de alheamento e distanciação da realidade social e económica para uma posição de integração social. Esta mudança relaciona-se com a capaciade do jovem aumentar a sua auto-estima e capitalizar as suas forças por forma a identificar um percurso de progressão pessoal e a ter a oportunidade de formação e de emprego que lhe são oferecidas.
Dossier informativo referente ao Programa Aprendizagem - Formação Profissional em Alternância, Programa da iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional que visa qualificar candidatos ao primeiro emprego por forma a facilitar a sua integração na visa activa e ao qual corresponde um processo formativo integrado com componentes de formação sócio-cultural e científico-tecnológica que funcionam num Centro de Formação em alternância com a componente de formação prática em contexto de trabalho a decorrer numa empresa.
Este dossier inclui para além de informações gerais sobre o programa, fichas dos cursos abrangidos por este sistema e respectivos planos curriculares, legislação de enquadramento e o normativo técnico-administrativo aplicável a este tipo de acções.
Estudo que apresenta a situação do sector da madeira e suas obras em Portugal e visa antecipar competências críticas e propor intervenções ao nível da formação profissional e da gestão do emprego, para a globalidade deste sector e para as especificidades dos seus subsectores, que viabilizam a concretização de cenários de evolução favorável à competitividade das empresas e dos indivíduos. Este estudo está estruturado em três grandes áreas: Diagnóstico e prospectiva do sector; Evolução dos empregos, das qualificações e das competências profissionais; Diagnóstico de necessidades de formação e pistas para a reorientação da formação profissional. Apresenta uma separata com os perfis profissionais.
Estudo que apresenta a situação do sector metalúrgico e metalomecânico em Portugal e visa antecipar competências críticas e propor intervenções ao nível da formação profissional e da gestão do emprego, para a globalidade deste sector e para as especificidades dos seus subsectores. Este estudo está estruturado em três grandes áreas: Diagnóstico e prospectiva do sector; Evolução dos empregos, das qualificações e das competências profissionais; Diagnóstico de necessidades de formação e pistas para a reorientação da formação profissional. Apresenta uma separata com os perfis profissionais.