CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Ofertas de formação" + "DE Ofertas de formação$" Resultados de 46 a 50 sobre 141 encontrados.
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Autor: CORVELO, Susana
Título: O sector da cerâmica em Portugal / Susana Corvelo, Teresa Gaspar, Vera Beleza ; coord. Ana Cláudia Valente
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 1999
Descrição física: [48] p. ; 15x21 cm
Colecção: (Sínteses Sectoriais)
Sumário ou resumo: O presente documento visa dar a conhecer os primeiros resultados do estudo do Sector da Cerâmica em Portugal.
Analisa o peso deste sector na economia portuguesa, os empregos e as competências requeridas e desejáveis.
Pretende construir referenciais que façam uma opção preventiva e prospectiva do estudo dos empregos e das competências e produzir informação útil e oportuna no sentido de reorientar a oferta de formação, fornecendo aos actores sectoriais instrumentos e pistas para uma intervenção estratégica.
Assuntos: Indústria da cerâmica / Competências profissionais / Necessidades de formação / Ofertas de formação / Mercado da formação / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 08.10
Cota: 27210 MESICT 27210
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Gaspar, Teresa, co-aut. / Beleza, Vera, co-aut.
Valente, Ana Cláudia, coord.



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PORTUGAL
Título: Portugal : sistemas de educação e formação profissional = Portugal : education and vocational training system
Publicação: Lisboa : Programa Comunitário Leonardo da Vinci. Instância Nacional de Coordenação, 1996
Descrição física: 55, 55 p. ; 24 cm
Sumário ou resumo: No quadro da formação profissional em Portugal importa apresentar os dispositivos instalados visando a valorização dos recursos humanos, através dos quais jovens e adultos, a inserir ou inseridos na vida activa, se preparam para o exercício de uma actividade profissional.
A Formação Profissional é legalmente enquadrada pela Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/86), e Decretos-Lei de 1991 (401/91 e 405/91), distinguindo-se:
- a formação profissional inserida no sistema educativo;
- e a formação profissional inserida no mercado de emprego.
As duas ofertas diferenciam-se sobretudo pela base institucional que as suporta, respectivamente o Ministério da Educação (ME) e o Ministério para a Qualificação e o Emprego (MQE), pelas ofertas formativas e seus destinatários. Por outro lado, elas articulam-se pelos principais conceitos subjacentes, finalidades, e processo de certificação, possibilitando momentos de comunicabilidade entre ambas, e níveis de qualificação e perfis profissionais equivalentes.
Para efeitos de inteligibilidade explicitam-se desde já os conceitos de formação profissional inicial e de formação profissional contínua:
- Formação Profissional Inicial (FPI) - formação que visa a aquisição e o desenvolvimento dos conhecimentos e competências necessárias para poder iniciar o exercício profissional, e que confere uma qualificação certificada. A FPI inclui a Iniciação Profissional e a Qualificação Inicial.
- Formação Profissional Contínua (FPC) - formação, ao longo da vida activa, que engloba todos os processos organizados e institucionalizados subsequentes à Formação Profissional Inicial com vista a permitir uma adaptação às transformações tecnológicas e técnicas, favorecer a promoção social dos indivíduos. A FPC pode assumir as seguintes modalidades: Aperfeiçoamento, Reconversão, Qualificação Profissional e Especialização.
O organograma apresentado a seguir representa o Sistema Educativo e o conjunto da oferta de Formação Profissional em Portugal, a descrever posteriormente, tendo em atenção os contextos em que se insere.
Assuntos: Sistemas de formação / Sistemas educativos / Formação inicial / Formação profissional contínua / Política de formação / Legislação sobre formação / Ofertas de formação / Qualidade da formação / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: 27069 MESICT 27069
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: RAMOS, Gracinda
Título: Qualificação inicial / Gracinda Ramos
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 28 (Julho-Setembro 1998), p. 16-29
Sumário ou resumo: Disponibiliza informação sobre a oferta formativa proporcionada pelo IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), através dos seus Centros de Formação Profissional de Gestão Directa e de Gestão Participada, na modalidade de qualificação inicial, indicando alguns dados sobre o volume de formação realizada durante os anos de 1995, 1996 e 1997, por áreas e níveis de formação. Inclui alguns depoimentos de ex-formandos que referem a importância que para eles teve a frequência de um curso de formação profissional.
Assuntos: Formação inicial / Qualificações de base / Ofertas de formação / Cursos de formação / Análise retrospectiva
CDU: 37.01
OCL: 06.09.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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ENSINO RECORRENTE
Título: Ensino recorrente : relatório de avaliação / coord. Jorge Pinto ; colab. Lisete Matos, Luís Rothes
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação, 1998
Descrição física: 182 p. ; 21 cm
Colecção: (Educação para o Fututo)
Sumário ou resumo: O presente estudo organiza-se em redor de cinco eixos estruturantes e de um quadro de reorientações possíveis para este sistema de educação/formação. No primeiro eixo analisa-se o modo como a noção de ensino recorrente foi sendo apresentada e apropriada ao longo do tempo. No segundo analisa-se o modo como o ensino recorrente foi concebido, se organiza e funciona como uma oferta de educação/formação, equacionando igualmente o papel e a situação de alguns dos seus actores, nomeadamente dos formadores. No terceiro analisa-se a procura, isto é, os seus públicos e o modo como acedem ao sistema. No quarto evidenciam-se alguns resultados, nomeadamente a capacidade de certificação do sistema de educação/formação. No quinto eixo tenta-se equacionar os custos. Finalmente, apresentam-se algumas medidas a tomar numa lógica de reorientção do sistema de educação/formação.
ISBN: ISBN 972-729-036-1
Nº do Depósito Legal: PT|128152/98
Assuntos: Educação recorrente / Ofertas de formação / Formadores / Avaliação de projectos / Dados estatísticos
CDU: 371
OCL: 06.01
Cota: 26798 MESICT 26798
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Pinto, Jorge, coord. / Matos, Lisete, colab. / Rothes, Luís, colab.



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OFERTAS EDUCATIVAS E FORMATIVA
Título: Ofertas educativas e formativa : ensino secundário
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Departamento do Ensino Secundário, 1998
Descrição física: 47 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: A presente publicação integra-se no âmbito da "Campanha Nacional de Informação e Orientação Profissional", promovida pelo departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação.
Destina-se a um público diversificado embora dê particular atenção aos jovens que se encontram a concluir o 9º ano de escolaridade.
Apresenta o sistema de ensino secundário do Ministério da Educação e o sistema de aprendizagem tutelado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade.
ISBN: ISBN 972-8417-15-2
Nº do Depósito Legal: PT|129735/98
Assuntos: Ensino secundário / Ensino profissional / Sistemas de formação / Ofertas de formação / Cursos de formação / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.05
Cota: 26947 MESICT 26947
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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