CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Oportunidades de educação" + "DE Oportunidades de educação$" Resultados de 6 a 10 sobre 11 encontrados.
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ÉDUCATION-FORMATION
Título: Éducation-formation : une nouvelle voie pour la réussite
Publicação: [Lisboa] : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 2000
Descrição física: 42 p. ; 21 cm
Notas gerais: Existe em português: Educação-formação. Existe em inglês: Education-training
ISBN: ISBN 972-732-552-1
Nº do Depósito Legal: PT|150230/00
Assuntos: Educação e formação / Programas de formação / Formação-emprego / Oportunidades de educação / Ajuda ao emprego / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 27805 MESICT 27806
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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EDUCAÇÃO-FORMAÇÃO
Título: Educação-formação : uma nova via para o sucesso
Publicação: [Lisboa] : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 2000
Descrição física: 41 p. ; 21 cm
Sumário ou resumo: Publicação do Instituto do Emprego e Formação Profissional que apresenta o Programa Educação-Formação, explicitando percursos e oferta formativa.
Este programa que se baseia numa estreita colaboração entre o Ministério do Trabalho e da Solidariedade e o Ministério da Educação, visa garantir aos que abandonaram prematuramente o sistema de ensino os meios para a obtenção de uma Qualificação Profissional de nível 2, associada à equivalência do 3º ciclo do Ensino Básico (9º ano de escolaridade), contribuindo assim para aumentar as suas condições de inserção sócio-profissional e a sua empregabilidade.
Notas gerais: Existe em francês: Éducatio-formation. Existe em inglês: Education-training
ISBN: ISBN 972-732-552-1
Nº do Depósito Legal: PT|150230/00
Assuntos: Educação e formação / Programas de formação / Formação-emprego / Oportunidades de educação / Ajuda ao emprego / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 27805 MESICT 27805
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: SEMINÁRIO : UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA ESCOLA QUE TEMOS, [Lisboa], 11 de Dezembro 1998
Título: Uma educação inclusiva a partir da escola que temos / Seminário realizado em 11 de Dezembro de 1998
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, 1999
Descrição física: 340 p. ; 24 cm
Colecção: (Seminários e colóquios)
Sumário ou resumo: O princípio de que todos os alunos devem aprender juntos é hoje consensual. O reconhecimento deste estatuto a um princípio tão importante corresponde a um avanço fundamental na longa história da discriminação. No caso das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais, a reunião de 1994, em Salamanca, significou um grande passo na definição das respostas mais correctas, como um ponto de chegada do trabalho de investigação e de experimentação. A educação inclusiva tornou-se a fórmula mais simples e mais impressiva para designar oportunidades de socialização, de aprendizagem de talentos potenciais, na escola como na sociedade. Da escola inclusiva para a sociedade inclusiva, ou desta para a educação inclusiva, pressupõe-se uma concertação de políticas que envolvam o conjunto dos parceiros sociais.
ISBN: ISBN 972-8360-08-8
Nº do Depósito Legal: PT|124892/98
Assuntos: Política de educação / Educação especial / Necessidades de educação / Crianças / Pessoas com deficiência / Jovens deficientes / Oportunidades de educação / Apoio pedagógico / Formação de professores / Igualdade de oportunidades / Recomendações / Seminários / Portugal
CDU: 376
OCL: 06.02
Cota: 27487 MESICT 27487
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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CURRÍCULOS ALTERNATIVOS NO ENSINO BÁSICO
Título: Currículos alternativos no ensino básico : guia prático
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica, 1997
Descrição física: 70 p. ; 24 cm
Sumário ou resumo: O Despacho nº 22/SEEI/96, de 20 de Abril, veio permitir a criação de turmas no ensino básico com currículos alternativos pelo que é oportuno informar sobre as preocupações e critérios que orientam a elaboração, execução e análise de um currículo alternativo. Os currículos alternativos são concebidos para crianças e jovens com características comportamentais e de aprendizagem muito problemáticas e que, por várias razões, correm o risco de abandono da escolaridade obrigatória. Este documento reune alguns aspectos técnicos e outros que se crê serem indispensáveis à orientação daqueles que têm funções nesta área.
ISBN: ISBN 972-742-081-8
Nº do Depósito Legal: PT|109222/97
Assuntos: Ensino básico / Educação e formação / Oportunidades de educação / Portugal
CDU: 371
OCL: 06.04
Cota: 23138 MESICT 23138
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PINTO, Teresa
Título: Igualdade de oportunidades e formação de docentes / Teresa Pinto
In: Psicopedagogia Educação e Cultura. - Porto. - Vol. 1, nº 1 (Maio 1997), p. 131-138
Sumário ou resumo: No actual contexto de transição para o pós-modernismo e de emergência da sociedade da informação, o saber adquire uma importância crucial na vida de cada pessoa face à exigência de capacidades de interpretação e intervenção da/na realidade, cuja cumplexidade se acentua pelo ritmo e imprevisibilidade das mudanças que nela ocorrem. Nesta perspectiva, os sistemas educativos ocupam um lugar central, visto que a educação e a formação se tornam os principais vectores de pertença e de desenvolvimento pessoal e social de cada indivíduo apetrechando os jovens com capacidades que lhes facilitem o esforço de adaptação exigido pelos grandes desafios que se colocam à actual sociedade.
Assuntos: Igualdade de oportunidades / Oportunidades de educação / Oportunidades de formação / Formação de professores / Juventude
CDU: 37.01
OCL: 04.02.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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