CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Orientação pedagógica" + "DE Orientação pedagógica$" Resultados de 46 a 50 sobre 57 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: CAMPOS, Bartolo Paiva
Título: Intervenção em orientação vocacional : algumas questões de valores / Bartolo Paiva Campos
In: Inovação, Lisboa, (4) 1989, p. 403-409
Sumário ou resumo: O autor faz a abordagem da orientação escolar e profissional, definindo o seu âmbito e distinguindo entre a orientação como resultado e a orientação como um processo de intervenção. Defende que a intervenção no processo de orientação devera contemplar duas vertentes : a social e a individual, mesmo quando a vertente individual e a que nos preocupa nao poderemos esquecer a sua inserção no projecto social. No que se refere aos serviços de orientação dividem-se em três tipos : os que são oferecidos e prestados no âmbito das instituições ligadas ao emprego, a educação e a juventude. No primeiro tipo, a questão e directamente a da inserção na vida activa. Nos últimos dois casos, ha ainda o acompanhamento do processo de formação ou de aprendizegem.
Assuntos: Orientação profissional / Orientação pedagógica / Vida activa / Inserção profissional / Serviços de emprego
OCL: 06.10
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

L'ORIENTATION DANS L'ENSEIGNEMENT SUPERIEUR
Título: L'orientation dans l'enseignement superieur : les défis poses aux conseillers d'orientation academique en Europe
In: Europe Sociale, Luxembourg, (3) 1989, p. 121-124
ISSN: 0255-0792
Assuntos: Comunidade Europeia / Ensino superior / Orientação pedagógica / Mobilidade escolar / Países CE
OCL: 06.05.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: REGO, Travanca
Título: Orientação escolar e profissional : sistemas distintos na Europa / Travanca Rego
In: Emprego e Formação, Lisboa, (9) Setembro 1989, p. 45-48
Sumário ou resumo: Verifica-se que a prática actual no espaço europeu no que respeita à orientação escolar/profissional tende a integrar a ponderação de factores mais determinantes do meio social e valorizar a capacidade individual para o auto desenvolvimento.
ISSN: 0870-4481
Assuntos: Orientação pedagógica / Orientação profissional / Inserção profissional / Sistemas educativos / Sistemas de formação / Portugal / Países CE
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: IFAPLAN, Bruxelas
Título: A orientação e a escola
Publicação: Lisboa : GEP. ME, 1987
Descrição física: 87 p.
Colecção: (CE : Programa de acção. Transição dos jovens da escola para a vida activa)
Assuntos: Comunidade Europeia / Planos de acção / Inserção profissional / Orientação pedagógica / Orientação profissional / Formação-emprego
OCL: 06.02
Cota: 17717 MESICT 17717
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: COMUNIDADE EUROPEIA. Comissão
Título: Les services d'orientation scolaire et professionnelle pour les jeunes de 14 a 25 ans dans la communaute europeenne / Commission des Communautés Européennes
Publicação: Luxembourg : Office des Publications Officielles des Communautés Européennes, 1987
Descrição física: 154 p.
Notas gerais: Europe sociale, Supplement 4/88
Assuntos: Comunidade Europeia / Serviços de emprego / Orientação pedagógica / Desemprego de jovens / Sistemas educativos / Ensino superior / Países CE
OCL: 13.02.4
Cota: 17535 CE MESICT 17535
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar