CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Orientação pedagógica" + "DE Orientação pedagógica$" Resultados de 51 a 55 sobre 57 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: MELRO, Fernando
Título: Reabilitação e orientação profissional / Fernando Melro
In: Orientação Escolar e Profissional, (2) Março 1988, p. 12-13
Sumário ou resumo: A reabilitação do deficiente deve assentar num projecto que centralize todas as intervenções neste campo, as quais devem incidir, necessariamente, sobre os diferentes vectores de reabilitação : o vector médico-funcional, o da integração escolar, acesso ao trabalho/emprego e inserção na comunidade. Quanto à orientação profissional do deficiente, ela deve centrar-se na pessoa, que procura capacitar-se pelo trabalho e alcançar a sua realização pessoal e integração na comunidade.
ISSN: 0871-0252
Assuntos: Orientação pedagógica / Orientação profissional / Pessoas com deficiência / Portugal / Reabilitação profissional
OCL: 06.10
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: VELEZ, Maria Custodia Castro
Título: Dez anos de orientação na escola de 1977 a 1987 / Maria Custodia Castro Velez
In: Orientação Escolar e Profissional, (2) Março 1988, p. 4-8
Sumário ou resumo: Dez anos de orientação na escola de 1977 a 1987. Após dez anos de actividade desenvolvida pelos conselheiros de orientação do Instituto de Orientação Profissional (I.O.P.), é altura de se fazer o balanço do trabalho realizado nas escolas : as origens e a evolução, os diferentes caminhos da orientação contínua e a influência de momentos políticos e de correntes psicológicas, a criação da Associação Portuguesa dos Conselheiros de Orientação Escolar e Profissional (APOEP). Chega-se à conclusão que, após estes dez anos, ainda não há em Portugal um projecto político global de organização dum sistema nacional de Orientação.
ISSN: 0871-0252
Assuntos: Orientação pedagógica / Orientação profissional / Sistemas educativos / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: MAYA, José Maria
Título: Um programa de orientação escolar / José Maria Maya, Maria da Conceição Patrício
In: Orientação Escolar e Profissional, (1) Setembro 1987, p. 16-19
Sumário ou resumo: A importância da elaboração de um programa de orientação escolar reside na necessidade de explicitar e planificar objectivos, o que irá permitir ao orientador não se perder num conjunto de actividades dispersas e facilitar o desenvolvimento do trabalho e a sua avaliação.
ISSN: 0871-0252
Assuntos: Orientação pedagógica / Conselheiros de orientação profissional / Juventude / Portugal / Orientação profissional
OCL: 06.10
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Patrício, Maria da Conceição, co-aut.



Marcar

Autor: SERPA, Irene
Título: O inventário pessoal de Holland na orientação escolar / Irene Serpa
In: Orientação Escolar e Profissional, (1) Setembro 1987, p. 20-23
Sumário ou resumo: Neste pequeno artigo apresenta-se uma breve descrição da teoria de Holland e, com base em dois casos tipo retirados de uma amostra de alunos do Conselho de Vila do Conde, em que se aplicou o I.P.H. (Inventário Pessoal de Holland), apontam-se vários aspectos que provam a sua utilidade como meio de sondagem de aspectos importantes para a orientação profissional.
ISSN: 0871-0252
Assuntos: Comportamento humano / Orientação pedagógica / Portugal / Orientação profissional / Sociologia da educação / Conselheiros de orientação profissional
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: RIBEIRO, Maria da Conceição
Título: Mais do que um programa, uma estratégia / Maria da Conceição Ribeiro, Maria Helena Abreu
In: Orientação Escolar e Profissional, (1) Setembro 1987, p. 14-15
Sumário ou resumo: Pequeno artigo sobre o trabalho desenvolvido pelos Orientadores Escolares e Profissionais do I.O.P. junto dos alunos da Escola Secundária de Linda-a-Velha e que abrange a sensibilização, informação sobre áreas de estudo e cursos, e aplicação de testes vocacionais.
ISSN: 0871-0252
Assuntos: Orientação profissional / Conselheiros de orientação profissional / Juventude / Portugal / Orientação pedagógica
OCL: 06.10
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Abreu, Maria Helena, co-aut.



Marcar