Resumo de autor: |
A necessidade de melhorar a qualidade da eficácia da formação tornou-se actualmente uma necessidade incontornável para todas as organizações. O "saber" e o "saber fazer" deixaram de ser preponderantes, passando para primeiro lugar o "saber estar". Já não basta possuir bons conhecimentos técnicos ou saber fazer, há que desenvolver outras competências, que têm que ver com a cultura, as atitudes e os comportamentos, a iniciativa, a criatividade e a capacidade de relacionamento e trabalho em grupo. As metodologias e as técnicas participativas, sobretudo o recurso aos jogos pedagógicos, contribuem para motivar os formandos, através da componente lúdica, melhorar a integração dos novos conhecimentos e atitudes na prática profissional, incentivar a dinamização do grupo, criar hábitos de trabalho em equipa. O autor propõe finalmente fazer uma análise da simulação no novo ambiente da aprendizagem virtual, recorrendo às novas tecnologias - Internet, Intranet, CD-Rom concluindo que as técnicas da simulação utilizadas num contexto de aprendizagem virtual permitem às empresas conseguirem progressivamente, pessoas profissionalmente mais flexíveis e não sujeitas a uma função fixa e invariável. |