CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Planeamento da educação" + "DE Planeamento da educação$" Resultados de 41 a 45 sobre 52 encontrados.
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Autor: DAMIÃO, Maria Helena
Título: Pré, inter e pós-agir : perspectivas sobre planificação e avaliação em pedagogia / Maria Helena Damião
In: Psicopedagogia Educação e Cultura. - Porto. - Vol. 1, nº 1 (Maio 1997), p. 149-178
Sumário ou resumo: Em torno da planificação e da avaliação do processo de ensino-aprendizagem têm, ao longo do tempo, sido estruturadas diversas perspectivas teóricas que se reflectem nos modos como os professores percepcionam e estruturam acatividade docente. De entre essas perspectivas destacamos os que vulgarmente são conhecidas como tradicional, behaviorista ou de processo-produto e cognitivista. Com base em investigações acerca dos pensamento e das decisão dos docentes antes, durante e depois da interacção, em contexto dea sala de aula, tem sido sublinhada a maior pertinência desta última para compreender e organizar o referido processo.
Assuntos: Planeamento da educação / Técnicas de avaliação / Pedagogia
CDU: 37.01
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: GASPAR, Maria Ivone
Título: Ensino secundário em Portugal : que currículo? / Maria Ivone Gaspar
Publicação: Lisboa : Instituto de Inovação Educacional, 1997
Descrição física: 288 p. ; 25 cm
Colecção: (Políticas de educação ; 3)
Sumário ou resumo: O presente estudo incide sobre os Princípios Orientadores e Objectivos do Ensino Secundário em Portugal, e utiliza como instrumento de análise um inquérito a pessoas e grupos mais directamente envolvidos nesse nível do sistema educativo, visando estabelecer prioridades de necessidades a satisfazer pela educação em Portugal. Apresenta propostas que pretendem corresponder às necessidades a satisfazer pelo ensino secundário, tendo em conta o levantamento efectuado.
ISBN: ISBN 972-8353-25-1
Nº do Depósito Legal: PT|113255/97
Assuntos: Ensino secundário / Planeamento da educação / Programa de estudos / Desenvolvimento curricular / Análise estatística / Portugal / Dados estatísticos / Sociedade / Juventude / Política de educação / Questionários
CDU: 37.01
OCL: 06.02
Cota: 26330 MESICT 26330
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Programação e Gestão Financeira
Título: Um olhar sobre a educação / Departamento de Programação e Gestão Financeira [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. DEPGEF, 1996
Descrição física: 83 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Este documento pretende ser um instrumento de reflexão, utilizando indicadores estatísticos, sobre a oferta de educação, em função dos contextos demográfico e sócio-económico e dos recursos físicos, humanos e financeiros em que aquele tem lugar.
Os resultados da oferta educativa são analisados em função do contexto educativo e da qualificação profissional da população activa.
ISBN: ISBN 972-614-298-9
Nº do Depósito Legal: PT|100388/96
Assuntos: Sistemas educativos / Acesso à educação / Planeamento da educação / Qualificações profissionais / Recursos da educação / Aspectos demográficos / Aspectos socioeconómicos
CDU: 371
OCL: 06.02
Cota: 25600 MESICT 25600
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Programação e Gestão Financeira
Título: Programa de desenvolvimento educativo em Portugal : relatório final de execução / Departamento de Programação e Gestão Financeira [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. DEPGEF, 1994
Descrição física: 2 Vol. (679 p.) ; 30 cm
Sumário ou resumo: O Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal - PRODEP foi proposto por Portugal e aprovado pela Comunidade (Decisão de 18.06.90) com a finalidade de promover a generalização do acesso à educação com uma oferta de qualidade, devendo contribuir para a viabilização da escolaridade obrigatória de 9 anos, bem como para assegurar a implementação, a nível regional, da Reforma em curso do Sistema Educativo.
O PRODEP veio permitir uma forte mobilização de recursos financeiros para a Educação, sendo cofinanciada pelo Estado Português e pela Comunidade Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE).
Para a concretização dos objectivos que foram estabelecidos o PRODEP ficou estruturado em 5 Subprogramas subdivididos em Medidas que abrangeram a modernização da rede escolar e da gestão e organização escolares, a valorização dos recursos humanos, a diversificação e expansão do ensino profissional, tecnológico e artístico, o reforço das estruturas e das oportunidades de formação de adultos e o desenvolvimento do ensino superior a nível universitário e politécnico.
Este relatório recorrendo a mapas e quadros e dividido em II partes, dá conta do que foi realizado durante o período de 4 anos de vigência do Programa.
ISBN: ISBN 972-614-277-6
Nº do Depósito Legal: PT|72410/93
Assuntos: Sistemas educativos / Programa PRODEP / Educação / Política de educação / Planeamento da educação / Financiamento comunitário / Educação e formação / Ensino profissional / Ensino secundário / Oportunidades de formação / Relatórios / Portugal
CDU: 371.4
OCL: 06.04
Cota: 24489-1 MESICT 24489
24489-2 MESICT 24489
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: LINSSE : modelo de simulação do sistema educativo / Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação ; elab. Maria Emília São Pedro
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1992
Descrição física: 101 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O sistema educativo, como qualquer outro em mudança permanente, exige a elaboração de metodologias de análise e de criação de modelos, que permitirão uma tomada de decisões coerente. O modelo LINSSE, apresentado neste trabalho, trata das variáveis endógenas do sistema educativo - alunos, docentes e salas de aula. Concebido para pôr em prática estudos prospectivos, este modelo está apto a apresentar simulações coerentes exigidas pelas necessidades de planeamento e de tomada de decisões, sempre que for necessário experimentar novas medidas.
ISBN: ISBN 972-614-206-7
Assuntos: Sistemas educativos / Modelos / Planeamento da educação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 21901 MESICT 21901
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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