CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Programa PRODEP" + "DE Programa PRODEP$" Resultados de 26 a 30 sobre 51 encontrados.
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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Programação e Gestão Financeira
Título: Sistema educativo português : situação e tendências, 1991 / Departamento de Programação e Gestão Financeira do Ministério da Educação ; elab. José Vilão
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : ME. DEPGEF, 1994
Descrição física: 151 p. ; 30 cm
Colecção: (Sistema educativo português, 0872-0479)
Sumário ou resumo: Esta publicação tem como objectivo principal contribuir para uma visão global do sistema educativo português. Além de transmitir uma imagem da dimensão do sistema, permite reconhecer muitas da suas tendências evolutivas e proporciona o conhecimento de inúmeros indicadores. Este volume reúne, entre 1983-92, informação essencial sobre escolas, alunos, corpo docente, acção social escolar, desporto escolar, ensino do português no estrangeiro, administração do sistema e afectação de recursos financeiros. É um trabalho abrangente, deixando espaços e motivos para análises sectoriais mais profundas, nomeadamente: acesso aos vários níveis de escolarização; insucesso e abandono escolares; evolução da situação do corpo docente e das condições de exercício de profissão; procura de cursos e as necessidades de perfis profissionais; crescimento do sistema e recursos financeiros que lhe são afectos.
Notas gerais: A versão inglesa foi para o CEDO e a versão francesa está na sala Cedefop
ISBN: ISBN 972-614-237-7
Assuntos: Sistemas educativos / Programa PRODEP / Necessidades de educação / Estabelecimentos de ensino / Financiamento / Insucesso escolar / Projecto MINERVA / Perfis profissionais / Ensino de línguas / Acção social / Desportos / Estudantes / Professores / Exercício da profissão / Estatísticas da educação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 21632 MESICT 23471
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Vilão, José, coord.



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PRODEP
Título: PRODEP : Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal : educação de adultos
In: Forma. - Lisboa. - ISSN 0871-2654. - Nº 44 (Nov.-Dez. 1992/Jan. 1993), p. 5-11
Sumário ou resumo: Este editorial visa dar uma perspectiva do Programa Educativo para Portugal - PRODEP, e dos seus grandes objectivos - melhoria qualitativa e quantitativa do sistema educativo. O Subprograma Educação de Adultos tem como objectivo principal contribuir para a criação de oportunidades iguais, melhor integração e participação das camadas da população, educativamente, menos favorecidas.
Assuntos: Programa PRODEP / Educação de adultos / Cursos de formação / Projectos de formação / Programa de estudos / Formação de formadores / Regionalização da formação / Novas tecnologias / Ensino / Gráficos / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: CASTRO, Adalmiro de
Título: Educação e formação contínua / Adalmiro de Castro
In: Revista Educação. - Porto. - ISSN 0871-6412. - Nº 6 (Junho 1993), p. 58-60
Sumário ou resumo: A promoção do acesso e do sucesso educativo implica a reformulação da escola e o reforço do papel do professor. Muito sucintamente aborda-se aqui o aspecto da formação contínua do professor e da qualidade dessa formação, salientando-se o papel das entidades formadoras - Instituições de Ensino Superior, Associações Sindicais e de Professores, centros de formação de associações de escolas - como uma inovação neste processo.
Assuntos: Reforma do ensino / Formação de professores / Formação profissional contínua / Legislação / Entidades de formação / Qualidade da formação / Programa PRODEP / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: FONSECA, Eduardo
Título: Sistemas de formação profissional em Portugal / Eduardo Fonseca
Sumário ou resumo: Analisa-se aqui a política de formação profissional descrevendo a evolução desde os anos 70 até à situação presente, e faz-se o seu enquadramento legal. Descrevem-se os sistemas de formação profissional inseridos no sistema de ensino, o sistema de aprendizagem, e o sistema de formação profissional inserido no mercado de emprego.
Notas gerais: Formação profissional em Portugal. - [Lisboa] : IEFP, [1993]. - 59 p.
Assuntos: Sistemas de formação / Política de formação / Sistemas educativos / Certificação / Aprendizagem / Programa PRODEP / Programas operacionais / Qualificações profissionais / Fundos Estruturais / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 22083 MESICT 22346
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: GRAÇA, Eduardo
Título: As escolas profissionais : desafio à sociedade / Eduardo Graça
In: Formar. - Lisboa. - Nº 4 (Out.-Nov.-Dez. 1991), p. 52-60
Sumário ou resumo: Reflexão sobre as escolas profissionais (EP's) e entidas promotoras que participam na sua criação. Este projecto tem vindo a ser desenvolvido desde 1989 contando com o apoio da CEE através do PRODEP 1990-1993. Apresentam-se dados estatísticos sobre: número de EP's e sua distribuição geográfica por grandes regiões segundo o ano, categorias de promotores, evolução temporal do envolvimento dos promotores, grau e nível de participação e associação entre promotores, número de alunos envolvidos e sua distribuição por regiões plano e áreas de formação. Adiantam-se soluções, julgadas as mais adequadas, para facilitar o prosseguimento das EP's, que se querem cada vez mais autónomas.
Assuntos: Escolas profissionais / Sistemas de formação / Formação inicial / Inserção profissional / Qualificações profissionais / Desenvolvimento individual / Desenvolvimento regional / Parceiros sociais / Formação-desenvolvimento / Política de formação / Programa PRODEP / Dados estatísticos / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.07
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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