Compêndio onde são apresentadas, no âmbito do programa comunitário Force - formação contínua na Europa os diversos projectos em que Portugal participou, sendo enumerados os objectivos, as actividades, os resultados, os contratantes, os coordenadores e os parceiros no que respeita a cada projecto.
ENSINUS - Gestão e Participações. - Lisboa. - ISSN 118074. - Ano 1, nº 2 (Outubro 1994), p. 20-23
Sumário ou resumo:
O projecto organizacional surge nos anos 80. A transposição desta prática para organizações como escola realiza-se sebretudo nos casos em que ocorrem reforma descentralizadoras. Aqui, estes projectos pedagógicos centram-se na aprendizagem, para que aquele que aprende aprenda melhor. Contudo, se este modelo traz respostas para os actuais problemas da instituição escolar, não deve ser encarado como solução dos males da escola, mas sim como instrumento para a criação de condições para a sua renovação.
A autora, em 1º lugar, dá-nos uma evolução cronológica da legislação e do desabrochar do movimento associativo e cooperativo em relação a pessoas deficientes. Posteriormente equacione : se as pessoas em regime voluntário terão os conhecimentos necessários para liderar uma ONG; se não será possível formação de líderes dentro dos jovens deficientes. Por fim, apresenta o projecto, o currículo de formação e o grupo-alvo. Este pretende que os conhecimentos adquiridos sejam impulsionadores de uma intervenção na comunidade pela parte dos jovens deficientes.