O trabalho agora apresentado teve a sua origem num projecto de investigação, cujo objectivo principal foi o "desenvolvimento de uma metodologia de diagnóstico e apoio a regiões envolvidas em processos de reestruturação e decorreu com a aplicação ao caso da reestruturação do sector dos laníficios na bacia de emprego da Covilhã". A primeira parte deste trabalho, apresenta o quadro teórico-metodológico de abordagem da inserção profissional de um qualquer público-alvo. A partir do enquadramento teórico, é equacionada a problemática da inserção profissional ao nível do sector, da região e no contexto da reestruturação. Numa segunda parte, é feita a aplicação deste quadro conceptual ao caso concreto da reinserção profissional dos trabalhadores oriundos do sector dos laníficios na Covilhã.
Este projecto envolveu parceiros nacionais, belgas e alemães. Os seus objectivos gerais apontavam para a constituição de uma abordagem comum face à problemática da relação teoria-prática na formação em alternância. Os estudos realizados sobre o sistema de aprendizagem em anos recentes, demonstraram a utilidade de uma reflexão sobre a alternância que se pratica no sistema de aprendizagem e, a necessidade de melhorar a qualidade de formação em situação de trabalho. Os resultados deste trabalho evidenciaram as possibilidades de inovação e de melhoria da formação em situação de trabalho e da sua articulação com a formação em outros contextos.