CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Qualidade da educação" + "DE Qualidade da educação$" Resultados de 96 a 100 sobre 102 encontrados.
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Autor: PACHECO, José A.
Título: Domínios para a qualidade do ensino / José A. Pacheco
In: Revista Educação. - Lisboa. - ISSN 0871-6412. - Nº 8 (Junho 1994), p. 28-32
Sumário ou resumo: Reflexão, à luz do relatório da OCDE. "As escolas e a qualidade", sobre a urgência de aplicação de outros indicadores na medição da qualidade do ensino, tendo em conta, a adopção do novo modelo de avaliação. Esses indicadores são resultantes da avaliação do curriculum da formação inicial e contínua dos professores, da escola, salientando-se os diversos factores que contribuem, para o bom funcionamento do estabelecimento, e dos recursos materiais.
Assuntos: Qualidade da educação / Avaliação dos conhecimentos / Reforma do ensino / Política de educação / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: VISSER, Karel
Título: Systèmes et procédures de certification des qualifications aux Pays-Bas / Karel Visser ; [ed. lit.] Centre Européen pour le Développement de la Formation Professionnelle
Publicação: Berlin : Cedefop, 1994
Descrição física: 83 p. ; 30 cm
Colecção: (Cedefop Panorama)
Assuntos: CEDEFOP / Qualificações profissionais / Certificação / Sistemas educativos / Avaliação / Formação / Função formação / Qualidade da formação / Qualidade da educação / Actores sociais / Países Baixos / Relatórios anuais
OCL: 06.01
Cota: 23240 CEDO MESICT 23240
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Alemanha

Outro(s) autor(es) : Cedefop, ed. lit.



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Autor: SIMÃO, Veiga
Título: Formação : uma prioridade das associações empresariais / Veiga Simão
In: AIP - Informação. - Lisboa. - Ano 19, nº 10 (Outubro 1993), p. 23-25
Sumário ou resumo: Uma formação dos trabalhadores da empresa intrinsicamente ligadas às mutações tecnológicas insere-se numa política industrial da Comunidade ainda embrionária, interligada com a política científica e tecnológica. Nesta óptica apresentam-se aqui os princípios que devem orientar as actividades futuras da COPRAI, em que sobressai a aposta no ensino tecnológico, a participação das associações empresariais e profissionais nos sistemas educativo, formativo, científico e tecnológico a nivel sectorial e regional, a internacionalização de iniciativas desenvolvidas nestes âmbitos, e a cooperação internacional.
Assuntos: Política de formação / Organizações profissionais / Entidades de formação / Qualificações profissionais / Mudança tecnológica / Política de educação / Formação profissional contínua / Equivalência de diplomas / Cooperação internacional / Qualidade da formação / Qualidade da educação
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: CAMPOS, Bártolo Paiva
Título: Perspectivas de formação contínua de professores / Bártolo Paiva Campos
In: Revista Educação. - Porto. - ISSN 0871-6412. - Nº 6 (Junho 1993), p. 19-30
Sumário ou resumo: Salienta-se o papel fundamental da formação contínua no desenvolvimento da qualidade da educação. O critério último na avaliação da sua eficácia não será tanto a competência de actuação adquirida pelo professor, mas a qualidade da educação proporcionada e os resultados obtidos nos alunos. Ao Conselho Coordenador de Formação Contínua de Professores (constituído por representantes das associações de professores, entidades formadoras e Ministério da Educação) compete acompanhar o processo de creditação dos Centros e suas acções.
Assuntos: Formação de professores / Formação profissional contínua / Centros de formação / Formação inicial / Formação em serviço / Qualidade da educação / Concertação / Portugal
CDU: 37
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: Monitorização das escolas : observar o desempenho, conduzir a mudança / Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1992
Descrição física: 76 p. ; 30 cm
Colecção: (Biblioteca de Apoio à Reforma do Sistema Educativo ; 21)
Sumário ou resumo: Com esta publicação pretende-se divulgar um conjunto de informações e reflexões centradas na monitorização dos sistemas educativos e, particularmente, nas escolas. Indo ao encontro da necessidade da concretização da autonomia e melhoria da qualidade de funcionamento dos estabelecimentos de ensino, este documento divulga, através de enumeração de indicadores, metodologia que permite qualificar fenómenos de acção educativa.
ISBN: ISBN 972-614-212-1
Assuntos: Sistemas educativos / Política de educação / Qualidade da educação / Dados estatísticos / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 22094 MESICT 22094
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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