CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Qualidade da formação" + "DE Qualidade da formação$" Resultados de 81 a 85 sobre 179 encontrados.
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VOCATIONAL EDUCATION AND TRAINING IN SWEDEN
Título: Vocational education and training in Sweden / prepared by Kenneth Abrahamsson ; published by European Centre for the Development of Vocational Training
Publicação: Luxembourg : Office for Official Publications of the European Communities, 1999
Descrição física: 139 p. ; 30 cm
ISBN: ISBN 92-827-4031-5
Assuntos: CEDEFOP / Formação pré-profissional / Política de formação / Sistemas educativos / Sistemas de formação / Aspectos históricos / Aspectos socioeconómicos / Mercado de trabalho / Ensino profissional / Formação profissional contínua / Formação inicial / Financiamento da formação / Qualidade da formação / Informação estatística / Suécia
CDU: 377
OCL: 06.09.1
Cota: 27130 CEDO MESICT 27130
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo

Outro(s) autor(es) : Abrahamsson, Kenneth, coord.
Cedefop, ed. lit.



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PORTUGAL
Título: Portugal : sistemas de educação e formação profissional = Portugal : education and vocational training system
Publicação: Lisboa : Programa Comunitário Leonardo da Vinci. Instância Nacional de Coordenação, 1996
Descrição física: 55, 55 p. ; 24 cm
Sumário ou resumo: No quadro da formação profissional em Portugal importa apresentar os dispositivos instalados visando a valorização dos recursos humanos, através dos quais jovens e adultos, a inserir ou inseridos na vida activa, se preparam para o exercício de uma actividade profissional.
A Formação Profissional é legalmente enquadrada pela Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/86), e Decretos-Lei de 1991 (401/91 e 405/91), distinguindo-se:
- a formação profissional inserida no sistema educativo;
- e a formação profissional inserida no mercado de emprego.
As duas ofertas diferenciam-se sobretudo pela base institucional que as suporta, respectivamente o Ministério da Educação (ME) e o Ministério para a Qualificação e o Emprego (MQE), pelas ofertas formativas e seus destinatários. Por outro lado, elas articulam-se pelos principais conceitos subjacentes, finalidades, e processo de certificação, possibilitando momentos de comunicabilidade entre ambas, e níveis de qualificação e perfis profissionais equivalentes.
Para efeitos de inteligibilidade explicitam-se desde já os conceitos de formação profissional inicial e de formação profissional contínua:
- Formação Profissional Inicial (FPI) - formação que visa a aquisição e o desenvolvimento dos conhecimentos e competências necessárias para poder iniciar o exercício profissional, e que confere uma qualificação certificada. A FPI inclui a Iniciação Profissional e a Qualificação Inicial.
- Formação Profissional Contínua (FPC) - formação, ao longo da vida activa, que engloba todos os processos organizados e institucionalizados subsequentes à Formação Profissional Inicial com vista a permitir uma adaptação às transformações tecnológicas e técnicas, favorecer a promoção social dos indivíduos. A FPC pode assumir as seguintes modalidades: Aperfeiçoamento, Reconversão, Qualificação Profissional e Especialização.
O organograma apresentado a seguir representa o Sistema Educativo e o conjunto da oferta de Formação Profissional em Portugal, a descrever posteriormente, tendo em atenção os contextos em que se insere.
Assuntos: Sistemas de formação / Sistemas educativos / Formação inicial / Formação profissional contínua / Política de formação / Legislação sobre formação / Ofertas de formação / Qualidade da formação / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: 27069 MESICT 27069
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: CARDIM, Maria Engrácia
Título: Sistema de acreditação de entidades formadoras / Maria Engrácia Cardim
In: Sociedade e Trabalho. - Lisboa. - ISSN 0873-8858. - Nº 2 (Março 1998), p. 32-43
Assuntos: Formação profissional / Entidades de formação / Avaliação da formação / Qualidade da formação
CDU: 377
OCL: 06.09
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: SEYFRIED, Erwin
Título: Evaluation of quality aspects in vocational training programmes : synthesis report / Prof. Dr. Eewin Seyfried ; published by European Centre for the Development of Vocational Training
Publicação: Luxembourg : Office for Official Publications of the European Communities, 1998
Descrição física: IV, 43 p. ; 30 cm
Colecção: (Cedefop Document)
ISBN: ISBN 92-828-5161-3
Assuntos: Programas de formação / Avaliação de programas / Qualidade da formação / Política de formação / Bélgica / Alemanha / Grécia / França / Portugal / Pub CEdefop
CDU: 37.01
OCL: 06.04
Cota: 26929 CEDE MESICT 26929
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo

Outro(s) autor(es) : Cedefop, ed. lit.



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Autor: WEILNBOCK-BUCK, Inge
Título: Les défis les priorités de la formation professionnelle dans les pays d'Europe centrale et orientale / Inge Weilnbock-Buck, Bernd Baumgartl, Ton Farla
In: Revue Européenne Formation Professionnelle - Cedefop. - Luxembourg. - ISSN 0378-5092. - Nº 11 (Mai 1997), p. 31-46
Assuntos: Formação profissional / Política de formação / Formação profissional contínua / Qualidade da formação / Orientação profissional / Países de Leste
CDU: 371
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo

Outro(s) autor(es) : Baumgartl, Bernd, co-aut. / Farla, Ton, co-aut.



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