CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Qualidade da formação" + "DE Qualidade da formação$" Resultados de 91 a 95 sobre 179 encontrados.
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Autor: VAN DEN BERGHE, Wouter
Título: Quality issues and trends in vocational education and training in Europe / Wouter Van den Berghe ; published by European Centre for the Development of Vocational Training
Publicação: Luxembourg : Office for Official Publications of the European Communities, 1996
Descrição física: 43 p. ; 30 cm
ISBN: ISBN 92-827-8194-1
Assuntos: Qualidade da formação / Sistemas de formação / Normas de qualidade / Formação profissional contínua / Formação inicial / Europa
CDU: 37
OCL: 06.02
Cota: 26359 CEDO MESICT 26359
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo

Outro(s) autor(es) : Cedefop, ed. lit.



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Autor: GUERRA, Rui
Título: A importância da formação permanente no campo da saúde / Rui Guerra
In: Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Ano 1, nº 1 (Abril 1996), p. 13-18
Sumário ou resumo: Este artigo introduz alguns pontos de reflexão sobre a qualidade da formação, ou seja, sobre a capacidade de resposta às exigências colocadas às pessoas e às organizaçõs da saúde. Tal como a sociedade, a saúde é um sistema em mudança sob a influência de factores internos e externos, esta mudança compreende: a necessidade de novas orientações nas políticas de saúde; a aceleração dos ciclos científicos e tecnológicos; alterações na postura dos cidadãos perante a saúde; a adopção de novas formas de organização do trabalho. A formação tem uma função essencial neste âmbito, ajudando a gerir as mudanças antecipando-se às evoluções esperadas, promovendo o desenvolvimento profissional, contribuindo para a reestruturação da cultura organizacional, fomentando a remotivação das pessoas. Neste sentido, a formação consiste num conjunto de competências que integram: os saberes, o saber-fazer, o saber-ser, o saber-aprender e o fazer-saber.
Assuntos: Saúde / Formação profissional contínua / Desenvolvimento da organização / Qualidade da formação
CDU: 331
OCL: 15.04
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: TAVARES, Cristina Margarida
Título: A avaliação e a informação / Cristina Margarida Tavares
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 23 (Abril-Junho 1997), p. 48-56
Sumário ou resumo: Este artigo analisa a importância da avaliação em todo o processo formativo. Em qualquer dos momentos é possível identificar o modo como a "informação é usada pelos diversos intervenientes no processo formativo; saber quais os efeitos resultantes da informação/comunicação pedagógica; actuar como instrumento bilateral de comunicação; desempenhar um papel persuasivo e dar lugar a uma atitude prospectiva".
Assuntos: Avaliação da formação / Formadores-formandos / Qualidade da formação
CDU: 377
OCL: 06.05.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: WORKSHOP ON CURRICULUM INNOVATION, 1, Turin, September 1996
Título: Proceedings of the 1st Workshop on curriculum innovation, September 1996 / prepared by the European Training Foundation
Publicação: Luxembourg : Office for Official Publications of the European Communities, 1997
Descrição física: 146 p. ; 30 cm
ISBN: ISBN 92-9157-067-2
Assuntos: Sistemas de formação / Qualificações / Pequenas e médias empresas / Desenvolvimento curricular / Qualidade da formação / Qualidade de vida profissional / Programas comunitários / Estados-membros / Fundação Europeia para a Formação / Europa Oriental
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: 26250 CE MESICT 26250
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo

Outro(s) autor(es) : Fundação Europeia para a Formação, ed. lit.



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Autor: PORTUGAL. Instituto do Emprego e Formação Profissional. Departamento de Formação Profissional. Direcção de Serviços de Desenvolvimento Curricular
Título: Formação pedagógica inicial de formadores : referencial básico / Direcção de Serviços de Desenvolvimento Curricular [do] Departamento de Formação Profissional [do] Instituto do Emprego e Formação Profissional
Publicação: [Lisboa] : IEFP, 1997
Descrição física: 54 f. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O referencial apresentado visa contribuir para o aperfeiçoamento da qualidade da formação profissional através da aquisição e desenvolvimento das competências dos formadores no domínio pedagógico-didáctico. O formador deverá ser capaz de situar o papel do formador e contribuir para o desenvolvimento do sistema de formação onde desenvolve a sua actividade. Cabe ao formador a definição do perfil desejável de competências, a preparação, desenvolvimento e avaliação da formação.
Assuntos: Formação de formadores / Qualificações profissionais / Qualidade da formação / Material didáctico / Portugal
CDU: 371
OCL: 06.06
Cota: 26135 MESICT 26135
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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