A avaliação da formação deve ser considerada como parte integrante do processo de formação e do desenvolvimento dos recursos humanos. Um responsável de formação que não aborde a avaliação nestes termos não pode estar seguro de que está a actuar correctamente face ao que a sua entidade espera em termos de resultados. A avaliação da formação não deve ser circunscrita ao acto pedagógico em si, mas sim prolongar-se para o posto de trabalho, de modo a que seja uma responsabilidade partilhada com intervenção dos gestores e superiores hierárquicos dos formandos, pois é com o envolvimento de todos os níveis que se constrói uma actuação coerente que traduza uma relação objectiva da formação-resultados da formação favorável, não só para a entidade formadora, como para os formandos.
Este manual pretende fornecer técnicas de avaliação utilizadas em formação profissional e conceber os instrumentos adequados a cada situação de formação, tendo em conta as vantagens e inconvenientes que cada um deles comporta, no sentido de ajudar o formador a praticar uma avaliação objectiva. Segundo os autores deste documento, as técnicas de avaliação agrupam-se em três grandes grupos: observação, formulação de perguntas e medição. Para cada um dos três grupos são apresentados os instrumentos de avaliação mais adequados seguidos de exercícios práticos dirigidos ao formador.