CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Qualificações de base" + "DE Qualificações de base$" Resultados de 6 a 10 sobre 21 encontrados.
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BASIC AND VOCATIONAL TRAINING, LEVEL 2 TRAINING
Título: Basic and vocational training, level 2 training : training pathways based on training credits / Technical coordination Direcção de Serviços de Desenvolvimento Curricular [do] Departamento de Formação Profissional
Publicação: [Lisboa] : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 2000
Descrição física: [15] p. ; 21 cm
Sumário ou resumo: Nesta brochura são apresentados os itinerários de qualificação de nível 2. Estes itinerários assentes em Unidades Capitalizáveis são percursos formativos flexíveis, construídos com base em unidades de formação, de menor duração, orientadas para a aquisição de competências técnicas e relacionais reconhecíveis, para efeito de aumento imediato de empregabilidade e creditáveis para a obtenção de um nível de qualificação correspondente à inclusão do itinerário.
Este sistema visa o desenvolvimento pessoal, profissional e social dos formandos, possibilitando entradas e saídas em pontos intermédios dos percursos formativos, o que viabiliza a sua aplicação na formação inicial e contínua, bem como na formação à medida.
ISBN: ISBN 972-732-414-5
Assuntos: Formação inicial / Unidade de crédito / Níveis de qualificação / Qualificações de base / Sistemas de formação / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.09
Cota: 27031 MESICT 30420
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Portugal. Departamento de Formação Profissional. Direcção de Serviços de Desenvolvimento Curricular, coord.



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Autor: EUROPEAN CONFERENCE ADULT EDUCATION AND TRAINING IN EUROPE, Évora, 25-27 June 2000
Título: Adult education and training in Europe : key skills for citizenship and employability : texts and interventions / European Conference Adult Education and Training in Europe ; org. National Agency for Adult Education and Training
Publicação: Lisboa : ANEFA, 2002
Descrição física: 188 p. ; 28 cm
ISBN: ISBN 972-98558-6-2
Nº do Depósito Legal: PT|170037/01
Assuntos: Sistemas de formação / Educação de adultos / Aspectos geográficos / Aspectos demográficos / Sistemas educativos / Emprego / Competitividade / Qualificações de base / Programa Sócrates / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 30216 MESICT 30216
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: BJORNAVOLD, Jens
Título: Assegurar a visibilidade das competências : identificação, avaliação e reconhecimento da aprendizagem não formal na Europa / Jens Bjornavold ; trad. Maria Teresa Gonçalves
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2003
Descrição física: 207 p. ; 21 cm
Colecção: (Cedefop ; 1)
Notas gerais: Existe em inglês: Making learning visible. Existe em francês: Assurer la transparence....
ISBN: ISBN 972-8619-50-2
Nº do Depósito Legal: PT|192048/03
Assuntos: Pub CEDEFOP / Educação não formal / Competências profissionais / Sistemas de formação / Ensino / Qualificações de base / Qualificações profissionais / Avaliação dos conhecimentos / Certificação / Equivalência de diplomas / Educação permanente / Métodos pedagógicos / Mobilidade da mão-de-obra / Empregabilidade / Países UE
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 28019 CEDO MESICT 29616
28019-A CEDO MESICT 30438
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Gonçalves, Maria Teresa, trad.



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Autor: LAGARTO, José Reis
Título: Ensino a distância e formação contínua : uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal / José Reis Lagarto
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 367 p. ; 25 cm
Colecção: (Formação a distância & e-learning. Estudo de investigação ; 1)
Sumário ou resumo: Numa altura de profundas transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicos, os trabalhadores no activo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente actualização das suas competências. A formação a distância parece poder uma das respostas. Nesta obra procura-se saber se, a curto ou médio prazo, parte significativa dos activos portugueses poderá fazer a sua formação contínua em regime de ensino a distância e em que condições é que isso poderá ocorrer. Para dar resposta a esta questão, analisa-se numa 1ª fase a situação das qualificações de base da população portuguesa, bem como as tendências de evolução nos próximos anos. Igual análise se faz, também, quanto aos níveis de literata informática existente. Identifica-se e analisa-se ainda a actual estrutura de formação base ao nível do ensino secundário vocacional e da sua capacidade de aumentar as respostas a este nível de qualificações. Numa 2ª fase faz-se a análise da evolução dos sistemas de formação a distância e da influência que as novas tecnologias da informação e comunicação lhes trouxeram. Identificam-se e caracterizam-se os operadores mais importantes existentes em Portugal. Estudando-se rês casos distinto e complementares de instituições de formação que utilizam regimes de formação a distância, nomeadamente o "Centre National d'Enseignement à Distance" de França, a "Open Learning Foundation/Open Learning Company" do Reino Unido e o "PROFISSS - Projecto de Formação Inicial qualificante para a Solidariedade e Segurança Social" de Portugal. As conclusões dos estudos de caso, associadas às evidências encontradas na fase anterior, dão origem às conclusões, materializadas por um conjunto de constatações e da proposição de vários cenários organizativos para possível enquadramento do mercado da oferta do ensino e formação a distância em Portugal.
ISBN: ISBN 972-8619-40-5
Nº do Depósito Legal: PT|187028/02
Assuntos: Ensino / Formação profissional contínua / Sistemas de formação / Gestão de recursos humanos / Mercado da formação / Qualificações de base / Ensino aberto / Entidades de formação / Estudo de caso / Educação / Sociedade da informação / Formação / Ensino à distância
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Cota: 29488 MESICT 29488
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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GÉNERO E QUALIFICAÇÃO
Título: Género e Qualificação : a questão das competências-chave associadas ao género na escolha da carreira profissional / Eduardo Figueira... [et al.]
In: Economia e Sociologia. - Évora. - ISSN 0870-6026. - Nº 73 (2002), p. 23-48
Sumário ou resumo: O presente artigo tem por base a actividade de pesquisa e os resultados alcançados pelo projecto Europeu "Gender and qualification: transcending gendered features of key qualifications for improving options for career choice" (Genderqual) financiado no âmbito do 5º programa - Quadro de Investigação na União Europeia. O estudo foi desenvolvido no período de 2 anos por uma parceria transnacional constituída pela Alemanha, Reino Unido, Finlândia, Grécia e Portugal.
Assuntos: Qualificações profissionais / Qualificações de base / Desenvolvimento curricular / Carreiras profissionais / Discriminação sexual / Igualdade de oportunidades / Mercado de trabalho / Formação profissional / Alemanha / Reino Unido / Finlândia / Grécia / Portugal
CDU: 377
OCL: 13.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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