CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Reforma do ensino" + "DE Reforma do ensino$" Resultados de 71 a 75 sobre 200 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: SULEMAN, Fátima
Título: Competência : eixos de difusão de um conceito / Fátima Suleman
In: Dirigir. - Lisboa. - Nº 41 (Janeiro-Fevereiro 1996), p. 3-7
Sumário ou resumo: Segundo a autora, são quatro os principais eixos de difusão do conceito de competências, entre os quais é posta em realce a formação profissional, tratada de modo mais aprofundado. Aborda brevemente o debate sobre a competência e a formação em quatro países comunitários. Quanto a Portugal, o conceito de competência está no centro das reformas do ensino. Nas escolas profissionais, introduz-se a noção de "saber-fazer" as aptidões dos formandos no fim do curso. As competências reportam-se a saberes tecnológicos e de tipo comportamental. Pode relevar-se uma determinada acepção de competência nos Inventários de Perfis de Formação e na Classificação Nacional das Profissões. Em Portugal não existe uma reflexão sobre o conceito de competência, apesar da importância dessa reflexão, que se integra na discussão sobre o sistema de ensino-formação e a sua articulação com o sistema produtivo.
Assuntos: Qualificações profissionais / Reforma do ensino / Escolas profissionais / Sistemas de formação / Sistemas de produção
CDU: 371
OCL: 13.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

RELATÓRIO SOBRE A REFORMA DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO, 1989-1992
Título: Relatório sobre a reforma dos ensinos básico e secundário, 1989-1992 / Rel. Prof. Doutor Bártolo Paiva Campos, Prof. Dr. António Almeida Costa
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, 1994
Descrição física: 237 p. ; 24 cm
Sumário ou resumo: Este relatório sobre a reforma dos ensino básico e secundário (1989-1992) da autoria do Conselho Nacional de Educação - estabelece como objectivos: elaborar uma síntese da reforma dos ensinos básico e secundário; recolher a opinião de actores significativos sobre medidas em fase de ensaio, tais como, as relativas ao desenvolvimento curricular ; e enunciar interrogações e recomendações.
ISBN: ISBN 972-95810-3-7
Nº do Depósito Legal: PT|73451/93
Assuntos: Reforma do ensino / Ensino básico / Ensino secundário / Relatórios
CDU: 371
OCL: 06.01
Cota: 25084 MESICT 25084
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Campos, Bártolo Paiva, rel. / Costa, António Almeida, co-aut., rel.



Marcar

LES RÉFORMES DE L'ENSEIGNEMENT
Título: Les réformes de l'enseignement : tendances et points forts
In: Revue Internationale du Travail. - Genève. - ISSN 0378-5599. - Vol. 134. - nº 6 (1995), p. 827-847
Assuntos: Pub OIT / Reforma do ensino / Desenvolvimento sustentável / Desenvolvimento dos recursos humanos
CDU: 371
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Suíça



Marcar

O ENSINO ESPECIAL
Título: O ensino especial
In: Revista Educação. - Porto. - ISSN 0871-6412. - Nº 10 (Julho 1995), 111 p.
Sumário ou resumo: O nº 10 da presente revista é dedicado à educação dos deficientes. Entre os artigos e depoimentos sobre esse assunto, podem destacar-se os que tratam: a educação especial na reforma do sistema de ensino, a transição para a vida activa, a evolução da educação dos deficientes na União Europeia (2 artigos), as tecnologias da informação e da comunicação na educação especial, o contributo da família para a integração social dos deficientes. Finalmente, publicam-se excertos da lei de bases do sistema educativo e do decreto-lei nº 319/91, ambos textos jurídicos essenciais para a educação especial.
Assuntos: Pessoas com deficiência / Educação / Reforma do ensino / Passagem à vida activa / Tecnologia da informação / Família / Integração social / Legislação / Portugal
CDU: 364
OCL: 06.11
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: CEPEDA, Francisco José Terroso
Título: Educação e desenvolvimento no limiar dos anos 2000 / Francisco José Terroso Cepeda
In: Economia e Sociologia. - Évora. - ISSN 0870-6026. - Nº 59 (1995), p. 181-191
Assuntos: Educação / Integração europeia / Identidade cultural / Reforma do ensino / Pessoal docente / Sistemas educativos / Desenvolvimento social / Portugal
CDU: 371
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar