CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Reforma do ensino" + "DE Reforma do ensino$" Resultados de 81 a 85 sobre 200 encontrados.
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Autor: SANTOS, M. Bragança
Título: O ensino em revista selecção de imprensa : um breve olhar crítico sobre a avaliação no Ensino Básico / M. Bragança dos Santos
In: ENSINUS - Gestão e Participações. - Lisboa. - ISSN 118074. - Ano 1, nº 2 (Outubro 1994), p. 9-18
Sumário ou resumo: O artigo é composto por 6 reflexões sobre o ensino. Na primeira é abordada a avaliação no ensino básico, onde se crítica o sistema de avaliação, considerado desenquadrado, inadequado é desfasado da realidade. Na segunda, o tema é o mesmo, mas reporta-se ao ensino secundário, onde num só ano lectivo as regras de avalaiação mudaram três vezes. Quanto à terceira visa as novas regras de formação contínua de professores. Na quarta reflexão, é retratado o dia-a-dia de uma Escola Básica Integrada, que junta num só espaço todos os ciclos da escolaridade obrigatória, abrangendo alunos entre os três e os quinze anos. Relativamente à quinta, o comentário é dirigido ao ensino superior privado e do acesso ao ensino superior. Por fim, é-nos dado um ponto de situação da política de educação, mais especificamente no que reporta às alterações à reforma educativa: exames, avaliações, professores, reprovações por faltas e furos nos horários.
Assuntos: Política de educação / Sistemas educativos / Reforma do ensino / Avaliação continua / Ensino básico / Ensino secundário / Ensino superior / Formação de professores / Acesso à educação / Exames / Portugal
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: AFONSO, Natércio G.
Título: O novo regime de avaliação dos alunos do ensino secundário / Natércio G. Afonso
In: ENSINUS - Gestão e Participações. - Lisboa. - ISSN 118074. - Ano 1, nº 2 (Outubro 1994), p. 3-7
Sumário ou resumo: Este artigo pretende desenvolver algumas reflexões centradas numa abordagem política da formulação e desenvolvimento de políticas educativas específicas, neste caso a política de avaliação dos alunos do ensino secundário. Procurou o autor mostrar que a formulação de políticas não decorre apenas de critérios de natureza técnica. Isto é, o que está em causa, para todos os actores não é uma solução técnica para um problema - qual a melhor maneira de avaliar os alunos? O que está em causa para cada autor é a defesa de uma solução que melhor corresponde aos seus interesses e melhor sirva a sua estratégia organizacional.
Assuntos: Sistemas educativos / Ensino secundário / Avaliação continua / Política de educação / Reforma do ensino / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: ROLDÃO, Maria do Céu
Título: Formação pessoal e social e saberes disciplinares : um percurso a integrar / Maria do Céu Roldão
In: ENSINUS - Gestão e Participações. - Lisboa. - ISSN 118074. - Ano 1, nº 1 (Junho 1994), p. 15-17
Sumário ou resumo: Reflexão sobre a necessidade de se reforçarem as componentes formativas da educação oferecida pelos sistemas de ensino, salientando a importância da vertente Formação Pessoal e Social introduzida pela Reforma Educativa em curso.
Assuntos: Reforma do ensino / Educação cívica / Aspectos educativos / Aspectos sociais / Aspectos culturais / Formação de jovens / Formação-desenvolvimento / Desenvolvimento curricular / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: RIBEIRO, Nuno
Título: O ensino em revista : selecção de imprensa / Nuno Ribeiro
In: ENSINUS - Gestão e Participações. - Lisboa. - ISSN 118074. - Ano 1, nº 1 (Junho 1994), p. 7-14
Sumário ou resumo: Nesta selecção de imprensa são abordados vários aspectos relacionados com o ensino em Portugal. No primeiro texto, o entrevistado defende que o sector privado pode e deve administrar o ensino superior público. A segunda apela a um maior empenho do governo, através de um reforço orçamental às Escolas, de modo a levar a bom termo a Reforma Educativa. Segue-se um artigo sobre a relação entre os programas dados nos cursos de gestão e a realidade do mundo do trabalho. A avaliação do desempenho das Escolas profissionais e o seu financiamento é outro dos assuntos focados neste conjunto de matérias. Finalmente é abordada a questão das propinas e o desenvolvimento da educação. O autor questiona se a reivindicaçaõ dos alunos estará a ser objectiva quando problematizam o quantitativo da propina, ou se não deveriam antes exigir que os governantes investissem as verbas comunitárias em equipamentos e na preparação intelectual dos seus componentes.
Assuntos: Ensino superior / Ensino público / Ensino particular / Financiamento / Reforma do ensino / Ensino secundário / Ensino básico / Relação empresas-universidades / Programa de estudos / Desenvolvimento intelectual / Política de educação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: CANARIO, Rui
Título: Crise da escola e identidade profissional dos professores / Rui Canário
In: ENSINUS - Gestão e Participações. - Lisboa. - ISSN 118074. - Ano 1, nº 1 (Junho 1994), p. 3-6
Sumário ou resumo: Neste artigo, o autor aborda a evolução da educação desde a II guerra mundial. Mostra que a expansão dos sistemas escolares que tinha por base, quer um investimento escolar, quer um princípio da igualdade de oportunidades de educação, não se concretizou de forma absoluta. Assim, esta "crise de crescimento" vai originar em primeira instância a "crise da escola" com profundas repercussões na profissão docente. De acordo com a evolução do mundo de trabalho e da formação dos adultos, o estabelecimento de ensino surge como a unidade de política formativas. Neste quadro, conclui-se, terá de haver uma articulação entre os processos formativos, o exercício do trabalho e os processos de mudança. Deste modo, escola e professores mudam em simultâneo, sendo estes actores e autores das transformações, operados no ensino nos últimos anos.
Assuntos: Sistemas educativos / Reforma do ensino / Aspectos socioeconómicos / Política de educação / Professores / Estabelecimentos de ensino / Centros de formação / Mudança tecnológica / Formação de professores / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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