CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Reforma do ensino" + "DE Reforma do ensino$" Resultados de 86 a 90 sobre 200 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

OS CAMINHOS DA REFORMA EDUCATIVA EDUCATIVA
Título: Os caminhos da reforma educativa educativa : interrogações sociológicas
In: Forum Sociológico. - Lisboa. - Nº 2 (Janeiro-Junho 1993), p. 135-146
Sumário ou resumo: Seis anos após a publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo, às Secções de Sociologia e Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), julgaram ser oportuno discutir publicamente a seguinte questão: quais são as principais orientações conferidas à Reforma Educativa em Portugal? A sua análise desenvolve-se em três direcções, a saber: uso e abusos da Reforma em curso; ilusões, mitos e perversões da Reforma; silêncios e equívocos de uma Reforma.
Assuntos: Reforma do ensino / Política de educação / Sistemas educativos / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: CANÁRIO, Rui
Título: Mediatecas escolares : o desenvolvimento de uma inovação no quadro de uma reforma / Rui Canário
In: Educação Sociedade e Culturas. - Porto. - ISSN 0872-7643. - Nº 2 (1994), p. 91-108
Sumário ou resumo: Neste artigo, tendo como referência o exemplo da mediateca escolar, pretende contribuir-se para elucidar o processo de desenvolvimento de uma inovação particular, no quadro de uma reforma educativa global. Reteve-se como objecto de análise, a articulação complexa e não liniar entre três níveis de decisão: um nível macro (administração central), um nível meso (estabelecimento de ensino) e um nível micro (professores).
Assuntos: Política de educação / Reforma do ensino / Sistemas educativos / Desenvolvimento dos recursos humanos / Estabelecimentos de ensino / Administração da educação / Professores / Aspectos educativos / Inovações pedagógicas / Intervenção do Estado / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: CORREIA, Jose Alberto
Título: A educação em Portugal no limiar do século XXI : perspectivas de desenvolvimento futuro / José Alberto Correia
In: Educação Sociedade e Culturas. - Porto. - ISSN 0872-7643. - Nº 2 (1994), p. 7-30
Sumário ou resumo: A década de 80 foi particularmente profícua na produção de discursos educativos que, em nome do pragmatismo, ocultam as opções societais associadas às políticas educativas que eles vinculam e legitimam. O apelo à flexibilização do emprego, à valorização das valências instrumentais da Ciência e à aceitação crítica das dimensões gestionárias das linguagens pedagógicas constituem alguns dos seus pilares fundamentais. A análise crítrica dos pressupostos destes discursos é imprescindível à estruturação de um discurso da utopia realizável que contribua para a visibilidade social de práticas alternativas ao pragmatismo dominante. Este trabalho, propondo uma reconceptualização das relações entre Educação, Trabalho e Ciência, procura contribuir para esta análise crítica e identificar as alternativas que se apresentam ao campo educativo no limiar do século XXI.
Assuntos: Política de educação / Reforma do ensino / Recursos da educação / Sistemas educativos / Pessoal docente / Formação-emprego / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: BARROS, Antas de
Título: O argumento da falta de condições pode estar ligado ao receio de mudança / Antas de barros
In: Revista Educação. - Lisboa. - ISSN 0871-6412. - Nº 8 (Junho 1994), p. 11-13
Sumário ou resumo: Nesta entrevista traça-se um perfil sobre o novo modelo de avaliação para os alunos deste nível de ensino. Realçam-se os aspectos inovativos, nos quais a função formativa é relevante. Para a aplicação deste novo modelo exige-se uma adequada formação de professores e condições mínimas satisfatórias de espaço, tempo e equipamentos nos estabelecimentos de ensino, bem como o trabalho conjunto de todos intervenientes na educação.
Assuntos: Reforma do ensino / Ensino secundário / Avaliação dos conhecimentos / Qualidade da educação / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: VALENTE, Maria Helena
Título: A prevalência da função formativa na avaliação é inegavelmente relevante / Maria Helena Valente
In: Revista Educação. - Lisboa. - ISSN 0871-6412. - Nº 8 (Junho 1994), p. 6-8
Sumário ou resumo: Nesta entrevista traça-se um perfil sobre o novo modelo de avaliação para os alunos deste nível de ensino. Realçam-se os aspectos inovativos, nos quais a função formativa é relevante. Para a aplicação deste novo modelo exige-se uma adequada formação de professores e condições mínimas satisfatórias de espaço, tempo e equipamentos nos estabelecimentos de ensino, bem como o trabalho conjunto de todos intervenientes na educação.
Assuntos: Reforma do ensino / Ensino básico / Avaliação dos conhecimentos / Inovações / Qualidade da educação / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar