Cadernos de Ciências Sociais. - Porto. - ISSN 0871-0945. - Nº 21-22 (Junho 2001), p. 71-86
Sumário ou resumo:
A proliferação de cursos de ensino superior para além das áreas disciplinares tradicionais e consagradas na Universidade e para públicos socialmente diversificados com finalidades profissionais exteriores aos campos escolar e universitário tem colocado na ordem do dia a discussão pública sobre as finalidades dos cursos do ensino superior. A questão tem-se colocado em saber até que ponto faz sentido continuar a apostar numa formação pelos domínios científicos consagrados e institucionalizados na Universidade, quando a grande massa dos diplomados irão ter solicitações profissionais do mercado de trabalho que estão muito para além do conhecimento disciplinar e académico. O mais importante é a possibilidade de não circunscrever a formação ao modelo disciplinar e a possibilidade de ensinar competências do uso do conhecimento e não só de memorização ou de aplicação tecnológica. Assim a criação de troca de experiências profissionais em articulação com a manipulação do conhecimento poderão a prazo trazer elementos de mudança institucional no campo universitário, num sentido e com efeitos, que hoje não conseguimos antecipar.
Volume constituído na sua maior parte por versões revistas das comunicações apresentadas num workshop, realizado pelo CISEP - Centro de Investigação sobre Economia Portuguesa, com o intuito de discutir as "Perspectivas para a Ciência e para a Inovação em Portugal". Sob este domínio os textos apresentados focam as políticas e instrumentos de intervenção, as perspectivas teóricas e metodológicas, as relações ciência-tecnologia e o papel/efeitos da inovação no âmbito do tecido económico-empresarial.