CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Relação escola-empresa" + "DE Relação escola-empresa$" Resultados de 36 a 40 sobre 87 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: NEVES, António Oliveira das
Título: A formação em alternância e a participação empresarial / António Oliveira das Neves, Paulo Pedroso
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 10 (Fev.-Mar.-Abr. 1994), p. 31-39
Sumário ou resumo: Reflexões sobre o modo como é aplicado o modelo de formação em alternância em Portugal. Modelo inspirado no sistema dual de formação alemão, mas ao ser apropriado por Portugal encontrou um quadro adverso dado que vai coexistir com a ausência de tradição de formação empresarial e a não implementação a partir de escolas especializadas no trabalho com jovens. Assim, o sistema de aprendizagem, para se manter como um sistema de formação com vitalidade e relevância criou condições de subsistência quer com o voluntarismo de instituições públicas, quer com o desempenho das equipas formativas. Face ao balanço da situação actual, o autor dá várias sugestões que pretendem ser um contributo para o desenvolvimento no sistema de aprendizagem de um modelo português de formação em alternância, pensando nos condicionalismo existentes em Portugal.
Assuntos: Sistemas de formação / Aprendizagem / Formação alternada / Escolas profissionais / Formação prática / Relação escola-empresa / Formação-emprego / Participação do Estado / Participação dos empregadores / Programa de estudos / Financiamento da formação / Qualificações profissionais / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Pedroso, Paulo, co-aut.



Marcar

DOSSIER FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Título: Dossier Formação Profissional : Centro de Formação Agrícola de Almeirim (Herdade dos Gagos)
In: Revista do Agricultor. - Lisboa. - ISSN 0871-2441. - Nº 50-51 (Março-Abril 1993), p. 9-25
Sumário ou resumo: Dossier elaborado pelo Centro de Formação Agrícola de Almeirim. Contém informação sobre a formação e reciclagem dos trabalhadores do sector da agricultura, nomeadamente através do balanço das actividades do Centro desde a sua criação, enumerando os cursos de formação desenvolvidos, número de horas e número de formandos e entidades financiadoras. Descreve os esforços desenvolvidos na área da aprendizagem com a colaboração das empresas. Apresenta o depoimento de formandos, monitores e técnicos sobre a actividades do Centro.
Assuntos: Formação agrícola / Centros de formação / Cursos de formação / Formação inicial / Formação profissional contínua / Financiamento da formação / Qualificações profissionais / Aprendizagem / Relação escola-empresa / Formadores-formandos / Portugal
OCL: 06.04
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

AS EMPRESAS E A DINÂMICA DAS PROFISSÕES
Título: As empresas e a dinâmica das profissões / coord. Américo Ramos dos Santos ; colab. Margarida Chagas Lopes... [et al.]
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1994
Descrição física: 107 p. ; 23 cm
Colecção: (Estudos ; 12)
Sumário ou resumo: Estudo sobre a dinâmica das transformações quantitativas e qualitativas das profissões. Para melhor apreensão dessas transformações tornou-se em conta a evolução da natureza e complexidade das tarefas e a sua sofisticação tecnológica relativa dos postos de trabalho. O estudo baseou-se num inquérito a que responderam 599 empresas, estratificadas por sector (44 sectores) e dimensão (4 escalões) tendo sido objecto de análise 712 profissões. O tratamento estatístico dos dados, pelo método discriminante, permitiu identificar as profissões quanto à estabilidade quantitativa (estáveis, em redução e em crescimento) e quanto à transformação qualitativa e, ainda, as profissões estratégicas. Foram, igualmente, definidas as necessidades de transformação e de recrutamento.
Notas gerais: SOPETI - Sistema de Observação Permanente do Emprego, Tecnologia e Inovação
ISBN: ISBN 972-732-082-1
Nº do Depósito Legal: PT|77248/94
Assuntos: Profissões / Novas tecnologias / Qualificações profissionais / Perfis profissionais / Relação escola-empresa / Programa FORce / Produção / Inquéritos / Recrutamento / Mudança tecnológica / Postos de trabalho / Conteúdo de funções / Gráficos / Portugal
OCL: 13.11.1
Cota: 23106 MESICT 23106
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Santos, Américo Ramos dos, coord. / Lopes, Margarida Chagas, colab.



Marcar

Autor: AZEVEDO, Lemos de
Título: Sugestões para a reforma da formação profissional empresarial / Lemos de Azevedo
Publicação: Lisboa : Lemos de Azevedo, 1993
Descrição física: 9 f. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Reflexão sobre a formação que as empresas têm dispensado ao seu pessoal e a que deverá ser dada com vista ao futuro e à criação de mais competências e de competências novas. Uma das vias é a aprendizagem organizacional, aqui descrita em pormenor, considerada como a que tem vantagens mais evidentes.
Assuntos: Reforma da formação / Formação-emprego / Relação escola-empresa / Sistemas de formação / Aprendizagem / Formação de reconversão
OCL: 06.01
Cota: 22287 MESICT 22287
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: NÓVOA, António
Título: Petra 6 : aspectos qualitativos de formação em alternância : relatório intermédio / elaborado por António Nóvoa, Belmiro Cabrito, Natália Alves
Publicação: Lisboa : UL. FPCE, 1993
Descrição física: 74 f. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Este relatório, realizado no âmbito do Programa Petra 6, para além de tentar clarificar o contributo do sistema de aprendizagem e das escolas profissionais para o desenvolvimento de competências potenciadoras da inserção no mercado de trabalho, procurou caracterizar o percurso escolar e ordem social da do público que frequenta estas modalidades de formação aferir da articulação entre as aprendizagens realizadas no centro/escola e as realizadas na empresa.
Assuntos: Programa PETRA / Formação alternada / Sistemas de formação / Aprendizagem / Escolas profissionais / Metodologia / Formação-emprego / Mercado de trabalho / Relação escola-empresa / Avaliação do nível da formação / Relatórios
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 22349 MESICT 22349
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Cabrito, Belmiro, co-aut. / Alves, Natália, co-aut.



Marcar