CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Saber fazer" + "DE Saber fazer$" Resultados de 51 a 55 sobre 71 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: LE BOTERF, Guy
Título: Modelos de aprendizagem em alternância na Comunidade : cinco desafios a enfrentar / Guy le Boterf
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 10 (Fev.-Mar.-Abr. 1994), p. 40-46
Sumário ou resumo: O tema central deste artigo é a importância da aprendizagem no presente e qual deverá ser o seu papel no futuro, dado que as empresas irão depender cada vez mais da qualidade e da gestão dos seus capitais de competências. Na opinião do autor, os sistemas de formação profissional deverão observar, de futuro, cinco desafios: a produção de competências; a avaliação das situações profissionais; a gestão da complexidade; a economia de serviço; a valorização social. Por fim deixa-se em aberto, o modo como se irá "redescobrir" o conceito de aprendizagem.
Assuntos: Sistemas de formação / Formação alternada / Aprendizagem / Qualificações profissionais / Saber fazer / Centros de formação / Grupos profissionais / Postos de trabalho / Gestão da formação / Qualidade da formação / Racionalização / Ensino profissional / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PIRES, Ana Luísa de Oliveira
Título: As novas competências profissionais / Ana Luísa de Oliveira Pires
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 10 (Fev.-Mar.-Abr. 1994), p. 4-19
Sumário ou resumo: As modificações económicas e sociais que se têm produzido nas últimas décadas fazem com que cada vez mais haja uma mudança tecnológica a nível empresarial. O desenvolvimento da competitividade nas empresas exije um conjunto de saberes e competências profissionais, que obrigam os indivíduos a uma formação permanente e especializada de modo a ultrapassar as dificuldades do presente. Assim, ao debruçar-se sobre vários trabalhos publicados, o autor considera a competência profissional o maior desenvolvimento. Agrupa-a em categorias distintas e menciona alguns dos seus objectivos mais importantes. Em conclusão aborda-se que na formação das novas competências profissionais, deverá ter-se em conta que o processo é realizado pelo indivíduo, no indivíduo, dado que são sempre as suas competências pessoais que são desenvolvidas.
Assuntos: Necessidades de formação / Novas tecnologias / Qualificações profissionais / Níveis de qualificação / Formação profissional contínua / Formação-desenvolvimento / Saber fazer / Desenvolvimento individual / Desenvolvimento da carreira / Portugal
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: NUTTIN, Joseph
Título: Développement de la motivation et formation / Joseph Nuttin
In: Éducation Permanente. - Paris. - ISSN 0339-7513. - Nº 88-89 (Juillet 1987), p. 97-110
Assuntos: Desenvolvimento individual / Educação permanente / Comportamento humano / Saber fazer
OCL: 05.03.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



Marcar

FORMATION AU MANAGEMENT
Título: Formation au management : entre savoir-faire et savoir être
In: Liaisons Sociales - Mensuel. - Paris. - ISSN 0296-5119. - Nº 78 (Avril 1993), p. 69-76
Assuntos: Formação para a gestão / Saber fazer / Formação profissional contínua / Gestores / Experiência profissional / Comportamento
OCL: 12
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



Marcar

COMPRENDRE LE TRAVAIL
Título: Comprendre le travail : première partie
In: Éducation Permanente. - Paris. - Nº 116 (3e trim. 1993), p. 3-172
Assuntos: Formação profissional / Gestão do emprego / Trabalho / Aspectos históricos / Organização do trabalho / Satisfação no trabalho / Aspectos psicológicos / Qualidade de vida profissional / Ergonomia / Aspectos sociais / Saber fazer / Linguagem / Trabalhadoras / Divisão do trabalho baseada no sexo / Valor trabalho
OCL: 13
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



Marcar