Autor: |
PEDROSO, Paulo |
Título: |
Formação em alternância : analisar os conceitos, orientar as práticas / Paulo Pedroso |
In: |
Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 17 (Janeiro 1996), p. 6-16 |
Sumário ou resumo: |
Este artigo clarifica noções e reflecte sobre a formação em alternância, partindo da experiência alemã com o sistema dual. Nos anos oitenta com o crescimento do desemprego de jovens houve necessidade de uma aproximação entre a formação e o emprego. A formação em alternância exige dos agentes envolvidos em cada contexto de formação, um elevado grau de especialização e o conhecimento mútuo das esferas de competência. O artigo apresenta um quadro com os modelos pedagógicos da formação em alternância: alternância implícita, estágios de aplicação prática de conhecimentos, alternância justaposta, alternância por associação, articulação de componentes; alternância interactiva. |
Assuntos: |
Formação profissional / Formação alternada / Sistema dual / Desemprego de jovens / Formação-emprego |
CDU: |
331 |
OCL: |
06.09.1 |
Cota: |
MESICT |
Tipo de documento: |
Texto impresso |
País de publicação: |
Portugal |
|
| |