CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Sociologia da educação" + "DE Sociologia da educação$" Resultados de 21 a 25 sobre 26 encontrados.
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Autor: STOER, Stephen R.
Título: Educação e mudança social em Portugal, 1970-1980, uma década de transição
Publicação: Porto : Afrontamento, 1986
Descrição física: 293 p.
Colecção: (Biblioteca das Ciências do Homem. Ciencias da Educação ; 2)
Sumário ou resumo: O objecto deste trabalho e o processo de mobilizacao educacional e cultural que possibilitou uma mudanca educativa em Portugal durante a decada de 70. O autor considera a existencia de tres periodos bem diferenciados : o periodo 1970-74 que e identificado com a reforma Veiga Simao, o periodo revolucionario 1974-76 com a introducao da gestao democratica das escolas e o periodo de 1976-80 caracterizado pela intervencao do Banco Mundial com vista a recuperacao do Ensino Superior Politecnico.
Assuntos: Educação / Aspectos históricos / Mudança social / Sociologia da educação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 20595 MESICT 20595
Tipo de documento: Texto impresso



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Autor: THELIN, Bengt
Título: Socialização e educação para os direitos do homem : exemplo da Suécia
In: Revista Inovação, Lisboa, (Nº Especial) 1989, p. 34-43
Assuntos: Sistemas educativos / Sociologia da educação / Direitos humanos / Necessidades de educação / Educação cívica / Ecologia / Suécia
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



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Autor: SALGADO, Lucília
Título: O outro lado da educação para além do instituído / Lucília Salgado
In: Revista Crítica de Ciências Sociais. - Coimbra. - ISSN 0254-1106. - Nº 29 (Fevereiro 1990), p. 105-119
Sumário ou resumo: A educação não se confina a escola e ao aparelho escolar. Há também um "outro lado da educação", não-formal, constituído por espaços de formação bastante significativos numa sociedade com as características da portuguesa. É esta ambivalência que este artigo procura discutir, propondo, por um lado a análise do sistema educativo português através dos seus efeitos e, por outro reflectindo sobre as experiências de inovação pedagógica realizadas no nosso país. Termina com uma conclusão principal : nas práticas educativas não-formais o interesse pelos destinatários e um ponto comum.
Assuntos: Educação informal / Sistemas educativos / Inovações pedagógicas / Formação de professores / Educação de adultos / Sociologia da educação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: LATIEZA, Margarita
Título: Demanda de educacion superior : evaluaciones y condicionamientos de los estudiantes en la eleccion de carrera
In: Revista Espanola de Investigaciones Sociologicas, Madrid, (46) Abril-Junio 1989, p. 101-139
ISSN: 0210-5233
Assuntos: Ensino / Ensino superior / Acesso à formação / Escolha de estudos / Escolha de profissão / Sociologia da educação / Dados estatísticos / Espanha
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



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Autor: BENAVENTE, Ana
Título: Sociologia, formação e mudança / Ana Benavente
In: Revista Inovação, Lisboa, 2 (1) 1989, p. 17-21
Sumário ou resumo: Para mudar a escola, devem mudar-se as práticas dos protagonistas da instituição. A mudança das estruturas não acarreta imediatamente mudanças de práticas, mas estas por si só também não podem mudar a escola. A importância dos professores na mudança e na inovação das práticas é crucial. Se a formação dos professores pretende facilitar a mudança, deve ser cultural e sociopedagógica; as suas metodologias fundamentar-se-ão na formação profissional e na educação de adultos, em pedagogias activas centradas no sujeito em formação. Devem articular-se a acção e a reflexão, a teoria e a prática. A afirmação da necessária dimensão social e cultural na formação dos professores evidência a importância da sociologia na formação para a mudança . Os domínios da sociologia que interessam a formação dos professores para a mudança são a sociologia do conhecimento, a da família, a das profissões, a das organizações, a das representações e das práticas sociais .
Assuntos: Sociologia da educação / Formação de professores / Métodos pedagógicos
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



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