Autor: |
BENAVENTE, Ana |
Título: |
Sociologia, formação e mudança / Ana Benavente |
In: |
Revista Inovação, Lisboa, 2 (1) 1989, p. 17-21 |
Sumário ou resumo: |
Para mudar a escola, devem mudar-se as práticas dos protagonistas da instituição. A mudança das estruturas não acarreta imediatamente mudanças de práticas, mas estas por si só também não podem mudar a escola. A importância dos professores na mudança e na inovação das práticas é crucial. Se a formação dos professores pretende facilitar a mudança, deve ser cultural e sociopedagógica; as suas metodologias fundamentar-se-ão na formação profissional e na educação de adultos, em pedagogias activas centradas no sujeito em formação. Devem articular-se a acção e a reflexão, a teoria e a prática. A afirmação da necessária dimensão social e cultural na formação dos professores evidência a importância da sociologia na formação para a mudança . Os domínios da sociologia que interessam a formação dos professores para a mudança são a sociologia do conhecimento, a da família, a das profissões, a das organizações, a das representações e das práticas sociais . |
Assuntos: |
Sociologia da educação / Formação de professores / Métodos pedagógicos |
OCL: |
06.01 |
Cota: |
MESICT |
Tipo de documento: |
Texto impresso |
|
| |