CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Teoria da educação" + "DE Teoria da educação$" Resultados de 11 a 15 sobre 19 encontrados.
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Autor: PINHO, Luís Ventura de
Título: Afectividade e cognição : as representações sociais e o desenvolvimento sócio-afectivo dos professores e dos alunos na escola / Luís Ventura de Pinho
In: Psicopedagogia Educação e Cultura. - Porto. - Vol. 1, nº 1 (Maio 1997), p. 77-86
Assuntos: Psicologia da educação / Teoria da educação / Professores / Estudantes / Comunicação
CDU: 37.01
OCL: 06.08.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: SANTIAGO, Rui A.
Título: Alguns aspectos parciais das representações da escola pelos alunos / Rui A. Santiago
In: Psicopedagogia Educação e Cultura. - Porto. - Vol. 1, nº 1 (Maio 1997), p. 57-75
Assuntos: Psicologia da educação / Teoria da educação / Estudantes
CDU: 37.01
OCL: 06.08.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: OLIVEIRA, José H. Barros de
Título: Expectativas de professores e alunos na sala de aula / José H. Barros de Oliveira
In: Psicopedagogia Educação e Cultura. - Porto. - Vol. 1, nº 1 (Maio 1997), p. 51-55
Assuntos: Psicologia da educação / Teoria da educação / Professores / Estudantes
CDU: 37.01
OCL: 06.08.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: ABREU, Manuel Viegas
Título: Modelo relacional do sistema educativo clarificação teórica e implicações práticas / Manuel Viegas Abreu
In: Psicopedagogia Educação e Cultura. - Porto. - Vol. 1, nº 1 (Maio 1997), p. 11-30
Sumário ou resumo: A reforma implementada no Sistema Educativo não conseguiu eliminar os problemas de abandono e de insucesso escolar, nem introduzir melhorias significativas nos métodos de ensinar, de aprender e de avaliar capazes de aumentar a qualidade e a eficácia da formação. Procurando ultrapassar este reducionismo, e tomando como referência a teoria relacional da motivação humana, formulamos um modelo dinâmico e interactivo do Sistema Educativo. Este modelo centra-se na rede de relações entre actores, processos e objectivos implicados no Sistema, partindo do conjunto de necessidades, motivações e aspirações dos principais actores e agentes.
Assuntos: Psicologia da educação / Teoria da educação / Sistemas educativos
CDU: 37.01
OCL: 06.08.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: MARTINS, José Coelho
Título: Reflexão sobre o sistema educativo português / José Coelho Martins
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 24 (Julho-Setembro 1997), p. 44-57
Sumário ou resumo: Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre o Sistema Educativo Português após a reforma levada a cabo em 86, a qual, segundo o autor, trouxe algumas melhorias pontuais, mas ainda não produziu mudanças estruturais, pois continuam por resolver, por exemplo, o equilíbrio entre formação geral de base e formação especialozada e a articulação entre os sistemas de ensino e de formação profissional. Coloca-se a seguinte questão: qual a resposta sócio-cultural e tecnológica do Sistema Educativo? A tentativa de resposta é articulada em três grandes áreas: qualificações, organização e integração.
Assuntos: Sistemas educativos / Teoria da educação / Análise de sistemas aplicados à formação / Política de educação / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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