Este trabalho integra duas partes relativamente autonomas mas independentes : na I parte faz-se a abordagem da problematica da inovacao em educacao relacionando-a com o estudo das mudancas que eventualmente ela produz nas instituicoes educativas ; na II parte faz-se uma reflexao, a luz da inovacao pedagogica, nao so sobre a logica do trabalho pedagogico, mas tambem sobre as articulacoes entre os sistemas de formacao de formadores, os sistemas de investigacao pedagogica e os sistemas de producao e gestao documental.
Guia completo e actualizado da carreira docente, em que todos os aspectos são abordados, desde a análise de questões como que carreira construir? o que valorizar e como progredir? quais as regras do exercício profissional e da vinculação administrativa? até ao exame detalhado das situações de férias, faltas, licenças, tempo de serviço, regime de progressão na carreira e escalões, etc. Em apêndice contém legislação.
últimos 20 anos. Seguem-se considerações sobre os abandonos escolares, a educação para os valores (educação moral), a gestão nos ensinos primários e preparatório e a educação tecnológica no âmbito do ensino obrigatório em Portugal.
O autor, após ter distinguido os conceitos contidos na expressão "escolaridade básica", expõe as razões que explicam esse tipo de escolaridade enquanto facto social, assim como as suas características. Apresenta os vários tipos de programas de estudos e finalmente os instrumentos de realização da escolaridade básica, como a sua obrigatoriedade e a sua gratuitidade.
As autoras apresentam uma breve historia da evolucao da escolaridade obrigatoria em Portugal, de 1911 a 1986, especialmente durante o periodo de 1966-86. Distinguem as suas etapas, tracam a evolucao do acesso a escola, do sucesso e do insucesso escolares e expoem os factores significativos para o sucesso efectivo dos alunos, assim como as medidas a tomar para que a escolaridade obrigatoria atinja plenamente os seus objectivos.