CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED Asa" + "ED Asa$" Resultados de 11 a 15 sobre 24 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: CORREIA, Jose Alberto
Título: Inovação pedagógica e formação de professores
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Descrição física: 142 p.
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 2)
Sumário ou resumo: Este trabalho integra duas partes relativamente autonomas mas independentes : na I parte faz-se a abordagem da problematica da inovacao em educacao relacionando-a com o estudo das mudancas que eventualmente ela produz nas instituicoes educativas ; na II parte faz-se uma reflexao, a luz da inovacao pedagogica, nao so sobre a logica do trabalho pedagogico, mas tambem sobre as articulacoes entre os sistemas de formacao de formadores, os sistemas de investigacao pedagogica e os sistemas de producao e gestao documental.
Assuntos: Inovações pedagógicas / Formação de professores / Sistemas educativos / Formação de formadores / Adaptação social / Desenvolvimento individual / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 20668 MESICT 20668
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE
Título: Estatuto da carreira docente : anotado
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1990
Descrição física: 165, 70 p.
Colecção: (Em Foco ; 4)
Sumário ou resumo: Guia completo e actualizado da carreira docente, em que todos os aspectos são abordados, desde a análise de questões como que carreira construir? o que valorizar e como progredir? quais as regras do exercício profissional e da vinculação administrativa? até ao exame detalhado das situações de férias, faltas, licenças, tempo de serviço, regime de progressão na carreira e escalões, etc. Em apêndice contém legislação.
Assuntos: Pessoal docente / Carreiras profissionais / Estatuto jurídico / Legislação / Guias / Portugal
OCL: 06.06.3
Cota: 20671 MESICT 20671
Tipo de documento: Texto impresso

Outro(s) autor(es) : CARVALHO, Maria Adélina Sá / OLIVEIRA, Paula Padrão / PIRES, Eurico Lemos



Marcar

O ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL
Título: O ensino básico em Portugal
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Descrição física: 237 p.
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 6)
Sumário ou resumo: últimos 20 anos. Seguem-se considerações sobre os abandonos escolares, a educação para os valores (educação moral), a gestão nos ensinos primários e preparatório e a educação tecnológica no âmbito do ensino obrigatório em Portugal.
Assuntos: Ensino básico / Acesso à educação / Abandono dos estudos / Desenvolvimento individual / Gestão / Ensino profissional / Portugal
OCL: 06.02
Cota: 20670 MESICT 20670
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PIRES, Eurico Lemos
Título: Escolaridade básica universal, obrigatória e gratuita
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 6)
Sumário ou resumo: O autor, após ter distinguido os conceitos contidos na expressão "escolaridade básica", expõe as razões que explicam esse tipo de escolaridade enquanto facto social, assim como as suas características. Apresenta os vários tipos de programas de estudos e finalmente os instrumentos de realização da escolaridade básica, como a sua obrigatoriedade e a sua gratuitidade.
Notas gerais: O ensino básico em Portugal. - p. 9-40
Assuntos: Sistemas educativos / Ensino básico / Desenvolvimento curricular / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 20670 MESICT 20670
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: ABREU, Isaura
Título: A evolução da escolaridade obrigatória em Portugal nos últimos vinte anos
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 6)
Sumário ou resumo: As autoras apresentam uma breve historia da evolucao da escolaridade obrigatoria em Portugal, de 1911 a 1986, especialmente durante o periodo de 1966-86. Distinguem as suas etapas, tracam a evolucao do acesso a escola, do sucesso e do insucesso escolares e expoem os factores significativos para o sucesso efectivo dos alunos, assim como as medidas a tomar para que a escolaridade obrigatoria atinja plenamente os seus objectivos.
Notas gerais: O ensino básico em Portugal. - p. 41-94
Assuntos: Ensino basico / Acesso à educação / Fim da escolaridade / Política de educação / Portugal
OCL: 06.04
Cota: 20670 MESICT 20670
Tipo de documento: Texto impresso

Outro(s) autor(es) : ROLDÃO, Maria do Céu



Marcar