O autor trata o abandono dos estudos no ensino obrigatorio, que relaciona com as desigualdades regionais. Analisa as vias alternativas para o ensino preparatorio - o ensino directo e a telescola - e o debate sobre esta ultima. Trata finalmente a situacao e perspectivas dos jovens saidos da escolaridade obrigatoria, sob a dupla perspectiva da integracao na vida activa e das desigualdades regionais e sociais no acesso ao emprego.
A autora trata a educacao moral na escola e apresenta duas das abordagens utilizadas para esse fim, ilustrando-as com exemplos. Aborda em seguida a insercao, nos programas de estudos do ensino obrigatorio, da formacao pessoal e social ; essa insercao foi posta em vigor pela recente lei de bases do sistema educativo.
As autoras tracam brevemente a evolucao dos modelos de gestao nos ensinos primario e preparatorio, e distinguem os varios dominios da gestao de uma escola. Estabelecem em seguida as diferencas entre os dois ensinos supracitados, e expoem a estrutura e funcoes de cada um, apos o que tecem algumas reflexoes criticas, fazem consideracoes finais e enunciam algumas perspectivas futuras da gestao das escolas.
O autor comeca por esbocar uma noticia sobre a evolucao da tecnica ou a dignificacao do trabalho humano. Trata depois a oposicao que existiu durante muito tempo entre o trabalho intelectual e o trabalho manual e a evolucao dos trabalhos manuais enquanto disciplina escolar. Sublinha finalmente a importancia de uma nova educacao tecnologica.
Pode dizer-se que o objectivo principal do ensaio e chamar a atenção para a importância das práticas de educação com adultos no quadro de estratégias de democratização e desenvolvimento social. Procura-se combinar a análise do processo de implantação em Portugal, de uma rede pública de educação de adultos ; a ilustração da sua actualidade, num momento em que estão na ordem do dia as questões da qualificação educativa e profissional e da promoção de iniciativas sociais para o desenvolvimento local ; e a discussão prospectiva sobre as estratégias mais adequadas para a articulação eficiente das práticas educativas e dos projectos de desenvolvimento social.