CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED INOFOR" + "ED INOFOR$" Resultados de 26 a 30 sobre 100 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: ROSA, Eugénio
Título: Modelos de aprendizagem a distância para adultos : um estudo experimental / Eugénio Rosa
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 184, [26] p. ; 25 cm
Colecção: (Formação a distância & e-learning. Estudo de investigação ; 2)
Sumário ou resumo: Este estudo de investigação serviu de tese a um mestrado da Universidade Aberta e cujos resultados se apresentam nesta monografia, teve como objectivo testar 2 modelos de aprendizagem: um modelo tradicional e escolar; e um outro baseado na execução de um projecto - para se saber qual dos dois era o mais adequado à formação a distância de públicos não universitários. As conclusões a que chegaram estão a ser implementadas em toda a formação realizada pelo Centro de formação a distância da CGTP-IN.
ISBN: ISBN 972-8619-46-4
Nº do Depósito Legal: PT|188960/02
Assuntos: Ensino à distância / Educação de adultos / Sistemas de formação / Métodos pedagógicos / Centros de formação / Formação sectorial / Formação aberta / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.08
Cota: 29489 MESICT 29489
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: LAGARTO, José Reis
Título: Ensino a distância e formação contínua : uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal / José Reis Lagarto
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 367 p. ; 25 cm
Colecção: (Formação a distância & e-learning. Estudo de investigação ; 1)
Sumário ou resumo: Numa altura de profundas transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicos, os trabalhadores no activo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente actualização das suas competências. A formação a distância parece poder uma das respostas. Nesta obra procura-se saber se, a curto ou médio prazo, parte significativa dos activos portugueses poderá fazer a sua formação contínua em regime de ensino a distância e em que condições é que isso poderá ocorrer. Para dar resposta a esta questão, analisa-se numa 1ª fase a situação das qualificações de base da população portuguesa, bem como as tendências de evolução nos próximos anos. Igual análise se faz, também, quanto aos níveis de literata informática existente. Identifica-se e analisa-se ainda a actual estrutura de formação base ao nível do ensino secundário vocacional e da sua capacidade de aumentar as respostas a este nível de qualificações. Numa 2ª fase faz-se a análise da evolução dos sistemas de formação a distância e da influência que as novas tecnologias da informação e comunicação lhes trouxeram. Identificam-se e caracterizam-se os operadores mais importantes existentes em Portugal. Estudando-se rês casos distinto e complementares de instituições de formação que utilizam regimes de formação a distância, nomeadamente o "Centre National d'Enseignement à Distance" de França, a "Open Learning Foundation/Open Learning Company" do Reino Unido e o "PROFISSS - Projecto de Formação Inicial qualificante para a Solidariedade e Segurança Social" de Portugal. As conclusões dos estudos de caso, associadas às evidências encontradas na fase anterior, dão origem às conclusões, materializadas por um conjunto de constatações e da proposição de vários cenários organizativos para possível enquadramento do mercado da oferta do ensino e formação a distância em Portugal.
ISBN: ISBN 972-8619-40-5
Nº do Depósito Legal: PT|187028/02
Assuntos: Ensino / Formação profissional contínua / Sistemas de formação / Gestão de recursos humanos / Mercado da formação / Qualificações de base / Ensino aberto / Entidades de formação / Estudo de caso / Educação / Sociedade da informação / Formação / Ensino à distância
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Cota: 29488 MESICT 29488
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PORTUGAL. Instituto para a Inovação na Formação. Centro de Recursos em Conhecimento
Título: FORMEI : princípios e recomendações para a cooperação / Centro de Recursos em Conhecimento [do] Instituto para a Inovação na Formação
Publicação: Lisboa : INOFOR, 2002
Descrição física: 36 f. ; 30 cm
Assuntos: Tratamento da informação / Linguagem documental / Indexação de documentos / Catalogação / Manuais
CDU: 025.31
OCL: 19.02
Cota: 29458 MESICT 29458
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: MOREIRA, Pedro dos Santos
Título: Cooperação interorganizacional : das trajectórias às redes / Pedro dos Santos Moreira, Susana Corvelo ; coord. Ana Cláudia Valente
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 141 p. ; 28 cm
Colecção: (Estudos temáticos ; 1)
ISBN: ISBN 972-8619-41-3
Nº do Depósito Legal: PT|188880/02
Assuntos: Cooperação interorganizações / Empresas / Papel da formação / Necessidades de formação / Gestão da formação / Cultura de empresa
CDU: 377
OCL: 01.03
Cota: 29438 MESICT 29438
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Corvelo, Susana, co-aut.
Valente, Ana Cláudia, coord.



Marcar

Autor: PORTUGAL. Instituto para a Inovação na Formação
Título: O sector da energia em Portugal / Instituto para a Inovação na Formação ; coord. Ana Cláudia Valente
Publicação: Lisboa : INOFOR, 2002
Descrição física: 218, [9] p. ; 28 cm + Separata
Colecção: (Estudos sectoriais ; 21)
Sumário ou resumo: O Instituto para a Inovação na Formação (INOFOR) tem vindo a promover o estudo e o debate sobre as tendências do mercado de trabalho face aos novos desafios da competitividade e à necessidade que os indivíduos e as organizações têm de desenvolver novas qualificações e competências. O estudo estrutura-se em 5 partes, à semelhança dos restantes da colecção. Cada uma destas partes procura reflectir aspectos particulares dos vários subsectores da Energia: Petróleo, Gás Natural e Electricidade. A 1ª parte delimita o sector enquanto objecto de análise. A 2ª faz o enquadramento socioeconómico dos sectores, a nível nacional e internacional, e o diagnóstico das estratégias empresariais relativamente aos mercados e produtos, às tecnologias, aos modos de organização e de gestão de recursos humanos. Propondo-se, também, cenários de evolução, ferramentas úteis para a análise e intervenção estratégica no sector. A 3ª parte do estudo dedica-se à análise da dinâmica dos empregos (empregos em emergência, em crescimento, em transformação e em regressão) e as competências críticas para as empresas e para os indivíduos. É a partir desta análise que se propõem perfis profissionais, qualificantes e facilitadores da mobilidade funcional e profissional quer no contexto do sector da energia quer nas suas afinidades com a generalidade da industria do processo ou com o sector da construção civil e obras públicas. Na 4ª parte faz-se um diagnóstico das necessidades de formação a partir do levantamento e análise da oferta de formação para o sector e dos défices de qualificação detectados. Na 5ª e última parte são apontadas pistas para a reorientação da formação que, juntamente com outras intervenções, poderão viabilizar novos modelos de competitividade.
ISBN: ISBN 972-8619-37-5
Nº do Depósito Legal: PT|187223/02
Assuntos: Energia / Estrutura empresarial / Estrutura organizacional / Gestão de recursos humanos / Estudos prospectivos / Emprego / Necessidades de formação / Perfis profissionais / Competências profissionais / Ofertas de formação
CDU: 377
OCL: 08.11
Cota: 29431 MESICT 29431
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Valente, Ana Cláudia, coord.



Marcar